16/11/2004

VEER-ZARA

Ok, desta vez eh mesmo um titulo de um filme de Bollywood. Alias, do grande hit deste Diwali. Os melhores actores, um dos melhores realizadores indianos e uma campanha de marketing de fazer inveja a muitos filmes americanos. A receita eh quase garantida, e o filme - agora posso dizer com conhecimento de causa - eh muito bom.

A historia trata de um indiano (Veer) que esta preso no Paquistao ha 22 anos, e quando uma advogada paquistanesa vem ter com ele e lhe diz que esta disposta a ajuda-lo, ele comeca a contar a historia da sua vida. Flashback: duas decadas antes, o nosso heroi era co-piloto de um helicoptero que fazia operacoes de salvamento, e num belo dia salvou uma donzela de um autocarro que caira de uma ravina. Acontece que Zaara era uma paquistanesa que tinha vindo a India para espalhar as cinzas da sua ama indiana no Ganges, e como ele estava prestes a viajar para a sua terra natal, embarcam os dois numa viagem pelo Hindustao.

As paisagens sao o que se pode esperar de um grande classico, as musicas e dancas e planos e dramas sao do melhor que se faz em Bollywood, mas o que realmente marca este filme sao os dialogos (eu, infelizmente, fico limitado as traducoes que os meus amigos me vao fazendo durane o filme) e todas as mensagens de optimismo num futuro melhor entre o Paquistao e o Hindustao. Tanto na familia do Veer (indiana e pobre) como na de Zaara (paquistanesa e rica) se vao viver momentos muito intensos, com dialogos poderosissimos - e mesmo que a historia fosse fraquinha (que nao eh), o filme ja valia pela mensagem de esperanca numa relacao fraterna e de boa vizinhanca entre os dois paises.

3 comentários:

Flip disse...

Parabéns Jorge pelo Blog. Tenho estado a ler o teu blog, mas comentar é que tem sido mais dificil com a correria do dia a dia.
Mas é uma excelente maneira de ficarmos a par das tuas andanças.
Por estas bandas, o sporting ganhou ao boavista por 6-1... Foi caso para cantar "cheira bem, cheira a Lisboa"
Este fim de semana fui à festa da Castanha no Marvão e recomendo. Embora não tenha noite aquela terra (a não ser a discoteca "cave" localizada no clube desportivo)é uma boa maneira de encher a barriga de doçes, enchidos, castanhas, queijos, etc e na maioria das vezes oferecidos (basta dar dois dedos de conversa).
Apanha-se um gelo de rachar mas o vinho ajuda.
No global recomenda-se
Abraço Jorge e continua em Grande
Filipe

Anónimo disse...

...ir para Marvão a pensar na noite...digamos que não é uma ideia feliz e muito menos informada. Já agora, é em Marvão e não no Marvão.

Flip disse...

A saída à noite em Marvão até foi bastante caricata. No dia seguinte encontramos o barman na feira, o porteiro a oferecer bebidas num stand, etc.. Claro que existem alguns que preferem ficar em casa a jogar cartas e a ver televisão. Eu prefiro sair e tentar conhecer ao máximo as localidades, seja de dia ou de noite.
Quanto aos erros de português: fruto de uma escrita corrida devido ao trabalho que aperta.
Mas antes isso que anónimo...