05/01/2016

AS CONTAS DO ANO QUINZE

Ontem à noite pus-me a fazer contas às geografias e às histórias, às partidas e às chegadas - basicamente a fazer o balanço às voltas que dei durante o ano que passou.

Em 2015 respirei o ar de uma dúzia de países - mas curiosamente (e pela primeira vez em bastantes anos), não me estreei em nenhum. O que não quer dizer que não tenha explorado novos lugares e vivido novas experiências.

Mas vamos às contas, começando pelos países onde estive mais tempo:

- três meses a viajar na Índia (dois dos quais em cima de uma vespa, numa aventura inesquecível em que percorri mais de cinco mil quilómetros, do Kerala ao Bengala Ocidental);

- dois meses em Portugal (a grande parte no Verão, mais uma semana já no final do ano, quando vim "de surpresa" para o Natal);

- dois meses no Myanmar (quatro viagens ao todo, de duas semanas cada - primeiro em Fevereiro com a minha mãe, a minha tia e o meu amigo António; depois em Abril, "on my own", para explorar novos lugares; e finalmente em Outubro e Dezembro, com grupos da Nomad);

- cerca de um mês no Vietname, outro no Laos, um na Tailândia e mais outro na Turquia;

E o mês-e-pouco que falta foi dividido entre Camboja, Malásia, Indonésia, Dubai e Singapura.

Mas por muitas voltas que dê às contas, ou por muitas contas que faça às voltas - a verdade é que os números nunca fazem justiça ao tempo e às geografias. Posso somar os dias todos para ver quantos fiquei em cada país, ou quantas vezes fui a cada lugar, ou quantos voos apanhei - há tantas matemáticas possíveis. Mas nenhum dos resultados traduz a montanha-russa de emoções e aventuras que foi o Ano Quinze.

Assim sendo, perguntei-me a mim mesmo: entre todos estes dias, trezentos e sessenta e cinco para ser mais concreto, se tivesse de seleccionar uns quantos, se tivesse de destacar... quinze, por exemplo. Se fosse "obrigado" a escolher quinze dias do Ano Quinze.

Que dias escolheria?

Estejam atentos os próximos posts ;)

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Temos números...! A coisa promete!!!
😊😊😊