04/07/2013

É UM MUNDO PEQUENO #06

É um mundo pequeno quando acabaste de embarcar num comboio em Irkutsk, na capital da Sibéria, ouves alguém falar português... e percebes que vais viajar 33 horas com uma pessoa com quem estás em contacto há muito tempo, trocando ideias e planos.

O Luís Simões praticamente dispensa apresentações. O seu projecto World Sketching Tour é do conhecimento de quase toda a gente que gosta de viagens - em Portugal e no Mundo.

Estávamos em contacto há bastante tempo, pelo menos desde os dias em que esteve em Istambul, e quando nos apercebemos que íamos estar ao mesmo tempo no Rússia, ambos a viajar no Transiberiano, tentámos fazer coincidir calendários. No entanto, eu estava a viajar com um grupo da Nomad, e isso dava-me pouco espaço de manobra. O Luís já tinha comprado os bilhetes.

"Vais viajar no dia 1 de Julho... de Irkutsk para Ulaan Baatar? Eu também!"

"Epa, que coincidência! A que horas é o teu comboio?"

"Às 17:10."

"Ohh... o meu é às 22:10. Não dá. Temos mesmo de deixar para a Mongólia. Quando lá chegar aviso-te e combinamos uma cerveja algures, vens jantar com o grupo."

Ainda tentámos um primeiro encontro em Irkutsk, que não resultou... mas o destino prega-nos umas partidas giras. As 17:10 do Luís eram de Moscovo, as minhas 22:10 referiam-se às horas locais. Feitas as contas aos fusos horários, noves-fora-nada e coincidências-das-coincidências, estávamos no mesmo comboio, na mesma carruagem, no mesmo compartimento. E só nos apercebemos disso lá dentro.

O mundo é mesmo pequeno.

Depois de 33 horas no comboio, partilhando histórias e conspirando novas formas de conquistar o mundo, desafiei-o a passar o dia connosco em Ulaan Baatar, e a partilhar o meu quarto por uma noite. Hoje sigo com os oito viajantes Nomad para o Parque Terelj, o Luís continua a sua viagem para o Deserto do Gobi. E despedimo-nos já com planos de novos encontros e aventuras.

É que é mesmo pequeno, o mundo.

O relato dos 99 dias na América do Sul continua já a seguir. Ainda a recuperar dos tristes acontecimentos relativos à máquina fotográfica, continuámos a caminho dos salar de Uyuni, que promete ser (e posso desde já adiantar que foi) um dos momentos grandes desta aventura.

3 comentários:

Clara Amorim disse...

Bem, este foi mesmo um encontro do outro mundo...!
Jorge Vassallo e Luís Simões, you are my SPECIAL ONES!!!

Lv disse...

Para tu dizeres que foi um dos momentos grandes desta aventura é porque foi excecional. Estou ansiosa para ler ....

Carolina disse...

Titulo: A bordo do Transiberiano
Textos: Jorge Vassallo
Ilustracoes: Luis Simoes

Compro! :)

(teclado sem acentos...)