18/07/2013

SENHORAS E SENHORES...

...venham de lá os tambores e o suspense, preparem-se os uaus, os aplausos, os vivas. Abram de uma só vez a cortina, porque o público está à espera e o espectáculo vai começar!

Senhoras e senhores, apresento-vos o Salar de Uyuni, a estrela maior deste passeio de jipe na Bolívia! Paisagem única, estranha, mágica, esmagadora. Um horizonte de branco e azul, de espelho e contrastes, um chão de sal onde se avança como que num sonho, rumo a nada, rumo a miragens, rumo a ilhas de milenares cactos.

Depois da visita ao cemitério de comboios, ficámos a última noite desta aventura na cidade de Uyuni. O que deu azo a uma acesa discussão - pois era suposto dormirmos algures na montanha, ou junto ao salar. Mas sem solução à vista, conformámo-nos com o inevitável e fizemos o que nos mandavam. Passámos a noite num pequeno hotel na rua principal da cidade, acordámos ao som de pregões de vendedoras da feira montada mesmo em frente... e planeámos as fotos e poses do dia seguinte.

Quando finalmente amanheceu, tomámos o pequeno-almoço e arrancámos cedo, todos em ansiedade porque íamos finalmente conhecer o famoso e muito fotografado Salar de Uyuni. Fizemos uma primeira paragem numa fábrica de sal, onde aprendemos algumas técnic... boring!!! Queremos é o postal, queremos ver aquilo que viemos ver. E partimos dali para fora quase tão depressa quanto chegámos.

Pouco depois, o brilhante branco da paisagem incadeou-me a vista, como que a avisar-me, ou a lembrar-me, que aquilo que estávamos prestes a ver era de facto algo que nunca tínhamos visto antes.

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Amazingly awesome!!!