25/07/2013

CHOLITAS, À SUCAPA ;)

Vestidas com múltiplas camadas de saias, xailes coloridos e cartolas, as cholitas são um símbolo muito próprio da identidade de La Paz. Normalmente muito reservadas, de natureza tímida, rude e sofrida, esta espécie de nazarenas com chapéu à gentleman inglês e longas tranças negras são o produto de tradições indígenas, hábitos familares e até modas.

Até à chegada de Evo Morales à presidência da Bolívia, as cholitas sofriam vários tipos de repressão pela sociedade cada vez mais ansiosa de se modernizar. Proibidas de ingressar na Universidade, eram tidas como ignorantes. E provavelmente porque sempre foram postas de parte, por vezes marginalizadas e nunca tiveram facilidades na vida, ganharam resistência, força e muita garra. E são reconhecidas por isso.

Nos mercados e na rua, é vê-las a passar com cargas enormes às costas, enroladas nos seus cobertores super-coloridos. Correm de um lado para o outro, sentam-se em grupos à conversa, viram a cara sempre que uma câmara fotográfica surge na paisagem.

Como um gang de redondas e coloridas curvas, de feições ao mesmo tempo rudes e maternais, as cholitas são o vestígio de algo que - muito provavelmente - acabará por desaparecer.

Sorrateiramente, nos meus passeios pela cidade fui fotogrando esta e aquela cholita. Ficam algumas imagens:








2 comentários:

Clara Amorim disse...

Estas cholitas são um verdadeiro espanto...!

kyta disse...

As Cholitas não gostam de câmaras...

Superstições... Era para te ter dito....

Vivências dessa democracia...