16/12/2012

CUIDADO COM AS APSARAS



Começo esta série de posts dedicados aos templos de Angkor com um dos pormenores mais deliciosos do templo principal, o mundialmente famoso Angkor Wat.

Hoje vamos falar de apsaras.

E o que são apsaras?

Apsaras são espíritos femininos das nuvens e das águas, que de certa forma correspondem às nossas ninfas celestiais, mas com alguns tiques de sereias. São normalmente associadas à sedução, música e artes - e aparecem nas mitologias hindu e budista.

As apsaras seduzem aqueles que praticam austeridades, meneando as suas finas cinturas e ancas largas, insinuando seios e olhar, sorrindo misteriosamente, férteis em promessas e fantasias, capazes de roubar os corações e as resoluções dos homens, dos deuses e dos demónios. São uma espécie de Shakiras Celestiais dos tempos antigos, portanto.

Mas a sedução das apsaras não está associada apenas a desvios de comportamento. Elas têm um papel importante em várias histórias do Mahabharata, um dos épicos hindus, pois a sua acção também pode servir de incentivo e inspiração.


Quanto a Angkor Wat: segundo os guias no terreno, há cerca de 2.000 apsaras só no templo principal - mas eu sei de fonte segura ;) que são exactamente 1.796, e que na verdade há dois tipos de "bonecas" - as apsaras, com 30 a 40cm de altura, e que são desenhadas nos pilares e paredes; e as devatas, com 95 a 110cm, que são retratadas em maior detalhe.

Mas todas são apsaras. E são todas únicas. Cada uma com o seu penteado e roupa, acessórios, jóias, flores... e até olhares e sorrisos próprios.

Por falar em sorrisos: entre as quase duas mil apsaras de Angkor, há uma muito peculiar - a chamada Smiling Apsara, ou a Apsara Sorridente. Ao contrário de todas as outras, esta mostra os dentes, ao sorrir.

Porquê? Ninguém sabe.


Nas traseiras do templo principal, existe também uma espécie de "sala de aula", onde é possível perceber as técnicas usadas para se desenhar e esculpir uma apsara.



E depois há apsaras inacabadas, vandalizadas, restauradas... há apsaras para todos os gostos :)



4 comentários:

Clara Amorim disse...

Uaaaaaaaaaaaaau!
Estou completamente "apsarada"!!!!
Bela crónica...! :)

Tia + velha disse...

Espero voltar de lá em Janeiro uma apsara completa!

Jorge disse...

E também há Nandis em Angkor! :)

Anónimo disse...

As Apsaras também lá estão para que as mullheres actuais as tentem imitar e façam fotografias hilariantes!

Saudades
Ana Leal