17/12/2012

SABIA QUE... #04

...Angkor Wat, ao contrário da maioria dos templos hindus, está virado para poente?


Há várias teorias que explicam esta particularidade. Algumas baseiam-se na topografia do lugar, outras invocam alinhamentos astrológicos e superstições mágicas - mas as mais consensuais são as que estão relacionadas com o factor "morte".

O oeste, onde se põe o sol, representa a morte, para muitas culturas asiáticas.

"Diz" que este templo era para ser, inicialmente, uma espécie de mausoléu para Suryavarman II, o rei-deus que o ordenou a sua construção. Alguns historiadores acreditam que o rei foi mesmo enterrado no centro do templo, como era suposto; e outros afirmam que não nunca chegou a ser sepultado aqui - mas seja qual for a verdade, o facto é que, ao contrário da maioria dos templos hindus, que são virados para o sol nascente, Angkor Wat está de frente para o pôr-do-sol.

O que dá imenso jeito, porque assistir ao sol a nascer por trás das torres é um espectáculo maravilhoso.

 
Mas continuando: as teorias relacionadas com a morte têm outras sustentações. Os painéis de baixos-relevos que decoram os corredores exteriores do templo, por exemplo. Ao contrário do que é habitual na maioria dos templos, "lêem-se" contra o sentido dos ponteiros do relógio. Isto só acontece em templos funerários, uma vez que os rituais brahmanes revertem as ordens do universo quando evocam a morte.




1 comentário:

Clara Amorim disse...

Mais uma curiosidade desvendada, com tão magníficas fotos!!!

E um bom dia para aí!!!