27/12/2010

QUE RAZIA!


Entre aeroportos encerrados, greves e outras tragédias, posso considerar-me um homem com sorte: cheguei a casa a tempo do Natal!

Apesar de ter saído com cinco horas de atraso de Kuala Lumpur, cheguei a Stansted e fui directo num autocarro para Gatwick - onde me esperava o aviãozinho da TAP. Que saiu "on time".

Feliz Natal e votos de um 2011 cheio de aventuras.

19/12/2010

ÀS VOLTAS



Ha quase tres meses que nao publico nada, ando as voltas pela Indochina com os grupos nomad e sobra-me pouco tempo. Agora que parei na Malasia para umas ferias, continuo as voltas - mas so na cabeca - e posso garantir que o proximo ano vai ser, no minimo, INTENSO.



Fica a promessa de que uma das minhas new year resolutions eh ser mais disciplinado e manter o blog activo. Permanentemente activo. Isso quer dizer que estou ja em aquecimento e contagem decrescente para 2011, a preparar material, textos, fotos... e a planear viagens. Alem dos grupos nomad no Sudeste Asiatico, tenho um projecto muuuuito interessante, que a seu tempo revelarei. E mais algumas voltas. Parar eh que nao pode ser.

Alguem quer boleia? Mantenham-se atentos!

29/09/2010

CRISTIANOS RONALDOS #03

Isto ultimamente tem sido um corropio de Cristianos Ronaldos, aqui no blog. Ate parece que o fuidarumavolta eh so dedicado ao rapaz.

Enfim: estive quinze dias sem acesso ao blog, porque o Myanmar tem uma serie de sites bloqueados - incluindo o blogspot - e enquanto organizo as fotos e historias destes (maravilhosos) dias birmaneses, fica aqui mais uma do Ci Ronaldo, como lhe chamam no Myanmar. Esta penso que dispensa explicacao.


15/09/2010

O ADMIRAVEL MUNDO NOVO

Hoje vi uma coisa extraordinaria, aqui em Kuala Lumpur: uma surda-muda a falar ao telefone!

E como eh que esta facanha foi possivel?

A rapariga tinha um daqueles telemoveis de terceira geracao, por isso apontava o aparelho para si propria enquanto usava linguagem gestual para conversar com seja-la-quem-for. E ao mesmo tempo olhava atentamente para o ecra do telefone, para "ler" o que a outra pessoa ia dizendo.

Maravilhas da tecnologia moderna!

CRISTIANOS RONALDOS #02

Esta foi tirada num bairro pobre de Diyarbakir, uma cidade no sudeste da Turquia, bastiao do movimento curdo e a poucos quilometros da fronteira com a Siria.

Tinha estado a passear pelas muralhas que rodeiam a cidade (dizem que sao as segundas maiores do mundo, a seguir a Grande Muralha da China - mas os turcos tem tendencia para exagerar um bocadinho...), e o cenario era meio tristonho. Alem do estado lastimavel das proprias, olhando em redor so se via tijolo e cimento, o que dava um ar triste a Diyarbakir.

Qual nao foi a surpresa quando descemos ah rua e resolvemos aventurar-nos pelos labirintos de ruelas, becos, igrejas sirias e mesquitas. Ao nivel do chao, a explosao de cor era quase um choque.

E depois, a cereja em cima do bolo: mr. Ronaldo a dar a cara ao cyber local.

14/09/2010

CRISTIANOS RONALDOS #01

Hoje começo uma nova "categoria" aqui no blog. Dedicada ao mais bem sucedido embaixador de Portugal na actualidade, vai ser vir para partilhar, sempre que possivel, fotos que demonstram como o nosso menino de ouro eh um fenomeno global.

Esta primeira foto foi tirada em Afyon, na Turquia. Note-se que:

1. O nome tem gralha.

2. O rapaz da t-shirt não percebeu muito bem a razão de tanta alegria. Sera que sabia quem era o Ronaldo ou a t-shirt era apenas um acidente de style?

10/09/2010

GRAFITTIS EM ISTAMBUL



Uma bela noite chegou um artista frances a Istanbul e deixou a sua assinatura em quase todas as portas de Beyoglu: punhos amarelos cerrados e baloes em forma de olho. E como o senhor alem de grafitter tambem era alpinista, toca a escalar alguns predios e deixar a sua arte em alguns sitios bem curiosos. Ficam alguns (poucos!) exemplos.

09/09/2010

NASCER-DO-SOL EM NEMRUT DAGI



Esta foi, sem duvida, uma das experiencias "top" na Turquia. Infelizmente nao estava incluida na Odisseia Turca, mas ja puxei uns cordelinhos na nomad e, a partir de 2011, passa a fazer parte do roteiro.

Tenho que confessar que me irritou um bocado o negocio ah volta do tour: primeiro, porque embirrei logo ah partida com o guia, que se estava literalmente nas tintas para nos, ficava sempre no carro e nao explicava nada-de-nada, so queria voltar para o hotel. Chegou inclusive a mentir acerca dos lugares que era suposto visitarmos, para ver se passavamos ao lado. Tivemos de o chamar ah razao umas quantas vezes, e no fim fiz questao de falar com o dono do hotel sobre o tour. mais valia termos ido de taxi.

Tambem me irritou o dono do hotel, que queria ah forca que fizessemos tudo com ele: hotel, jantar, pequeno-almoco, internet, reserva de bilhetes... ate uma simples garrafa de agua! Era muito-muito chato, discretamente tentava que nem sequer saissemos do hotel, com medo que fossemos comprar alguma coisa a alguem que nao ele.

Mas Nemrut-propriamente-dito eh um lugar absolutamente magico, e o nascer-do-sol inesquecivel. Sem duvida que vai ser um dos momentos altos da proxima viagem. E os outros sitios por onde se passamos durante o tour tambem nao ficam nada atras.

Para a proxima sou eu o lider, por isso estou-me nas tintas para o guia, e estou-me nas tintas para o dono do hotel. Para a proxima vez, somos 11 e se for preciso fazemos-lhes a folha. ;)

08/09/2010

DE MOLHO



Estive uns dias de molho numa ilha paradisiaca na Malasia - hmmmm! - e como agora chove em Kuala Lumpur, nao tenho alternativa senao fazer o que ja devia ter feito nas ultimas semanas: organizar as fotografias e historias da Turquia e partilhar aqui o meu "querido mes de Agosto". O blog vai estar onfire nos proximos dias! :)

29/07/2010

WHERE ARE YOU FROM? #02

Regressando ao tema "paises-onde-ninguem-sabe-onde-eh-o-nosso-pais-mas-a-culpa-eh-nossa-porque-nao-pronunciamos-bem-o-nome", eis que na Turquia causava-me algum genero ver as pessoas sempre a sorrir, de cada vez que respondia "Portugal" ah pergunta "where are you from?"

Passo a esclarecer. Portakal, nestes lados do globo, quer dizer "laranja". Reza a lenda e dızem os contadores de historias que fomos "nos" que trouxemos a suculenta e colorıda fruta para o Medio Oriente. Eh sempre bom saber.

Quanto ao pais propriamente dito: antes de enunciar Cristianos & Ronaldos, o estimado leitor deste blog deve experimentar dizer, quando estiver na Turquia... Portekis. :)

14/07/2010

CORES DE ISTAMBUL

Istambul é, como qualquer cidade, feita de pessoas e arquitectura, jardins e céu, cheiros e cores, música, olhares, sons e sensações.

O que a diferencia de tantas outras, no entanto, é a improvável conjugação das partes. É a "pinta" com que co-existem, a mística com que se abraçam e entrelaçam. A voz de Amália numa discoteca de Taksim a competir com o chamamento à oração de uma mesquita. O eléctrico a apitar, assustando pombos que levantam voo, por entre o fumo de uma banca de doner kebab. Umulher de cabeça coberta e rosto tapado, de patos Prada e carteira D&G, a espreitar as capas de revistas côr-de-rosa. Os minaretes cinzentos a rasgar o céu azul, o cheiro a especiarias e tubo de escape, a bandeira a constrastar com tudo o que faz de fundo.

Não resisto: hoje deixo aqui algumas fotos das cores da cidade. Enjoy!









13/07/2010

SMS

Hoje, às quatro e meia da manhã:

"We regret to inform that due to unforeseen circumstances your flight has been cancelled. For further information please visit easyjet.com".

Fui lá visitar o site e descobri que tinha duas opções: pedir o dinheiro de volta, ou recalendarizar a coisa. Felizmente, a minha "agenda" permitia-me a recalendarização.

Recalendarizei, portanto.

Vou na quinta-feira para Marrocos, se Deus e a Easyjet quiserem; e em vez de oito fico dez dias. Menos mau.

09/07/2010

DOĞUBAYAZIT

Nome difícil de dizer, principalmente se tivermos em conta que aquele "g" com acento circunflexo invertido é mudo, ou mais ou menos mudo, e o primeiro "a" lê-se quase como um "e"... primeiro que eu conseguisse perceber. E quando finalmente me habituei a dizer qualquer coisa compreensível ao ouvido turco, eis que os curdos me dizem "não, diz apenas beyazit, à maneira curda, assim toda a gente sabe que tu tens amigos curdos".

Seja qual for o nome, a verdade é que o lugar é de sonho. A cidadezinha é feiosa, não vale a pena dar a volta ao assunto, fingir que não é - mas em redor... o monte Ararat... o palácio Ishak Pasa... é difícil descrever. É uma paisagem ao mesmo tempo inóspita e romântica, que tanto nos transporta para tempos bíblicos como para imaginários místicos, quase irreais. É um lugar onde muito facilmente imaginamos dragões e exércitos, tempestades e milagres, personagens que nos fazem sonhar.

Hoje ficam as fotos, daqui a um mês lá estarei outra vez.