04/08/2015

SABIA QUE... #37

...o português Domingo Paes foi um dos primeiros "turistas" em Hampi.

Na sua visita em 1520 relatou uma cidade "que não é possível ver toda de um só lugar. Subi a um monte e consegui avistar grande parte... pareceu-me do mesmo tamanho que Roma, e muito bonita."

Que eu saiba não havia facebook nem instagram no século XVI, mas as descrições deste português correspondem, sem dúvida, ao mesmo género de "been there, done that". E ainda bem, porque são uma das referências mais relevantes no estudo de como seria a cidade de Vijayanagar.

"Há muitas árvores e jardins na cidade, condutas de água e até alguns lagos. Junto ao palácio do rei, há palmeiras e muitas árvores de fruto."

O rei Krishnadevaraya, grande impulsionador das artes, religião e arquitectura, foi responsável por muitas das principais obras e monumentos que ainda resistem nos dias de hoje. Sob o seu comando, o império de Vijayanagara viver uma fase de grande prosperidade. Tinha boas relações comerciais com os portugueses, por exemplo - mas não só. A aliança chegou mesmo a ter contornos mais "físicos", quando apoiou militarmente a conquista de Goa, em 1510.

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Grande testemunho...!