04/08/2015

IGREJAS E CONVENTOS DE GOA

Goa está presente no imaginário colectivo de várias gerações de portugueses, obviamente por causa da riquíssima ligação histórica e cultural que partilha connosco. Confesso que já perdi a conta ao número de vezes que visitei este território com mais de 100km de costa - mas nunca esquecerei a primeira vez que visitei Velha Goa - outrora apelidada de "Roma do Oriente" - e a sensação de me ver rodeado de catedrais e basílicas num espaço tão pequeno.

As igrejas e conventos de Goa, construídos pelos portugueses entre os séculos XVI e XVIII, estão inscritos na lista da UNESCO desde 1986. Os mais importantes são a Basílica do Bom Jesus, onde estão guardadas as relíquias de São Francisco Xavier; a Sé Catedral de Santa Catarina, a Igreja e Convento de São Francisco de Assis, a Igreja de São Caetano, a Igreja de Santo Agostinho... entre muitas outras.




Apesar da maioria dos monumentos inscritos estarem nesta antiga cidade, a verdade é que há muito mais igrejas "portuguesas" espalhadas pelo território. São uma marca indelével da paisagem de Goa, felizmente estimadas por locais e turistas.















1 comentário:

Clara Amorim disse...

Tudo tão liiiindo...!😊