03/08/2015

TAJ MAHAL

Aclamado por imperadores, poetas e turistas, o Taj Mahal é um daqueles lugares que faz parte do imaginário de gerações.

Mandado construir por Shah Jahan, imperador Mughal que viveu no séc. XVII, esta magnífica obra de arquitectura é uma declaração de amor à sua terceira mulher, a Begum Mumtaz Mahal.

O Taj Mahal é Património da Humanidade desde 1983 é o primeiro que vos apresento, nesta volta que vai durar toda a semana. Visitei-o pela primeira vez em 2013, na minha visita-estreia à Índia. E já voltei a Agra mais duas vezes - mas confesso que na última acabei por nem entrar no Taj e fiquei à conversa, num restaurante ali perto, com amigos.

Este enorme mausoléu de mármore branco no estilo Mughal - que combina elementos de arquitectura Islâmica, Indiana e da Pérsia - foi construído entre 1631 e 1648 por cerca de vinte mil artesãos, sob o comando e orientação do arquitecto Ustad Ahmad Lahauri. Ocupa uma área de dezassete hectares na margem direita do rio Yamuna e é hoje uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, visitado anualmente por mais de três milhões de pessoas.







Já agora: o Taj Mahal é um dos nove Patrimónios da Humanidade que o meu amigo Inácio Rozeira visita com os grupos da Nomad, na sua viagem de dezasseis dias pela Índia.

Se quiseres saber mais sobre esta aventura, clica aqui.

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Belíssimo!!!