06/08/2015

GRUTAS DE AJANTA

Vinte e oito de abril de 1819.

Seguia o oficial britânico John Smith com um grupo numa expedição de caça, à procura de tigres, quando deram de caras com um grupo de ascetas acampados na floresta, em volta de uma fogueira. Junto a eles encontraram um trilho que seguia em direcção a uma gruta - e movido pela curiosidade, John Smith não resistiu a entrar lá dentro.

Aquilo que encontrou deixou-o sem palavras. Dentro da gruta havia um antigo templo budista com as paredes e pilares cobertos de pinturas com personagens da Jataka (a literatura que conta as vidas passadas do Buda, seja em forma humana ou animal).

Sem pensar duas vezes, John Smith agarrou uma faca e cravou o seu nome e a data numa das pinturas.

Este é um daqueles pormenores que os guias indicam aos turistas, na visita às grutas: a um canto num dos pilares... a assinatura de John Smith. Felizmente, o vandalismo do senhor não foi mais além da assinatura - pelo menos que se saiba - e agora é possível visitar em Ajanta três dezenas de grutas escavadas nas rochas, todas riquíssimas em esculturas e pinturas.





As grutas de Ajanta são um grupo de mosteiros, templos e colégios budistas, a cerca de cem quilómetros de Aurangabad, que foram construídos em duas fases: uns no século II AC; os outros, no século V... já depois de Cristo, portanto, durante o chamado "período Gupta". As pinturas e os frescos nas suas parede são hoje aclamados como o melhor exemplo de arte indiana ancestral, numa representação da arte religiosa budista que só encontra parecenças em Sigiriya, no Sri Lanka.

As grutas foram escavadas num penhasco que fica no lado sul de um desfiladeiro, ao longo de um rio chamado Waghur - e são Património da Humanidade desde 1983, tal como Ellora. Recebem quase meio milhão de turistas por ano.















4 comentários:

Francisca disse...

Brutal!

Clara Amorim disse...

Wikijorge, adoro estes posts...! 😊

Pedro disse...

Fantástica partilha. Bom trabalho.
Cumprimentos.
Hotel Algarve

Vera Lúcia disse...

Muito lindo mesmo !! Portugal tb tem bons locais ancestrais para visitar, mas não tão bem preservados como estes. Estive instalada recentemente no Wellness Hotel Visita obrigatória... um dia !
Cumprimentos.