05/08/2015

ABRIGOS DE BHIMBETKA

Inscritos na lista da UNESCO desde 2003, os abrigos na rocha de Bhimbetka são um dos lugares mais surpreendentes que já visitei na Índia.

Bhimbetka fica numa área de floresta a 45km de Bhopal e contém um grupo de catorze abrigos na rocha que guardam alguma da melhor arte pré-histórica do mundo. São quatro centenas de pinturas que datam do período Mesolítico e exploram temas como a caça e a dança, ritos religiosos, nascimentos e enterros. São os mais antigos registos de vida humana na Índia, feitos com gordura animal, carvão e outros minerais.

As pinturas foram descobertas em 1957 pelo arquólogo indiano Vishnu Shridhar Wakankar. Estudos posteriores revelaram que o lugar foi testemunha de uma sequência contínua de culturas da Idade da Pedra. A maior parte das inscrições tem quase dez mil anos!





Já não me lembro a que propósito é que vim visitar Bhimbetka. Acho que li qualquer coisa no Times of India... mas, lá está, não me lembro. Do que não me esqueço foi da surpresa de me ver a vaguear - praticamente sozinho porque não vem quase ninguém aqui - entre pinturas rupestres de uma qualidade ímpar. Bisontes e leões, javalis e rinocerontes, tigres, elefantes - que variedade tão grande.

É verdade que Bhimbetka fica completamente "fora do radar". É, provavelmente, um dos mais subvalorizados Patrimónios da Humanidade na Índia. Mas vale muito a pena visitar.




2 comentários:

Clara Amorim disse...

Espectacular!!!!!😊😊😊

Rita W disse...

Muito bom ! Gostaria um dia de puder ver pessoalmente....
Cumprimentos. Resort Quinta do Lago