03/08/2015

10 CURIOSIDADES SOBRE O TAJ MAHAL

Descrito pelo poeta indiano e Prémio Nobel da Literatura Rabindranath Tagore como uma "lágrima solitária suspensa no rosto da Eternidade", o Taj Mahal é rico em pormenores e curiosidades, lendas e mistérios.

1.
Mumtaz Mahal - a terceira mulher do imperador mughal Shah Jahan, que está sepultada no Taj Mahal - morreu aos quarenta anos, ao dar à luz o seu décimo quarto filho. Esteve em trabalho de parto durante trinta horas e diz-se que o imperador ficou de tal forma deprimido com o sucedido que, em poucos meses, o seu cabelo e barba ficaram completamente brancos.

2.
O nome original da rainha era Arjumand Bano Begum, mas após casar-se com o Shah foi rebaptizada de Mumtaz Mahal - que significa "a jóia do palácio".

3.
E por falar em jóias: para a decoração do mausoléu, foram utilizadas vinte e oito variedades de pedras preciosas e semi-preciosas. Muitas foram arrancadas pelos Ingleses, após a revolta indiana de 1857. Foram também usados diferentes tipos de mármore vindos do Rajastão, Punjab, China, Tibete, Afeganistão, Sri Lanka e Arábia.

4.
Além dos vinte mil artesãos já mencionados no post anterior, trabalharam nesta obra mais de mil elefantes, que foram utilizados para transportar os materiais de construção.

5.
Nas laterais do mausoléu estão inscritos os noventa e nove nomes de Alá - e há também passagens do Corão ao longo de todo o complexo do Taj Mahal, usadas como elemento decorativo.

6.
Os quatro minaretes foram construídos a uma distância da estrutura principal maior do que é habitual  - e ligeiramente inclinados para fora -, de forma a prevenir desastres. Assim, em caso de tremor de terra ou outra catástrofe, os minaretes não danificam a cúpula central.

7.
O Taj Mahal adquire tonalidades diferentes ao longo do dia e da noite (rosado, branco-pérola, dourado, etc), conforme a posição do sol e da lua. Conta quem sabe destas coisas que esta particularidade simboliza os diferentes humores das mulheres - e em particular da rainha a quem foi dedicado o monumento.


8.
Diz a lenda que Shah Jahan mandou cortar as mãos de todos aqueles que trabalharam na construção do Taj Mahal. Desta forma, ninguém conseguiria voltar a construir uma obra tão perfeita. Esta lenda nunca foi confirmada.

9.
Diz-se também que o imperador planeou contruir outro Taj Mahal em mármore preto, do outro lado do rio Yamuna, mas esse projecto nunca foi acabado. O facto é que Shah Jahan foi preso, a mando do próprio filho Aurangzeb, logo após a conclusão do Taj Mahal - e passou os últimos oito anos da sua vida no forte de Agra.

10.
O arquitecto Ustad Ahmad Lahauri não era indiano, mas persa.

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Sempre a aprender!!! Mesmo em férias! :)