21/07/2015

SABIA QUE... #36

...a Livraria Lello inspirou o universo da saga Harry Potter.

Como é sabido, a escritora J.K. Rowling viveu no Porto no início dos anos noventa, onde dava aulas de inglês - e foi nesta cidade que começou a dar asas ao projecto que a tornaria mundialmente famosa.

As capas dos estudantes universitários, por exemplo, inspiraram-na para criar as fardas do colégio de Hogwarts. E a livraria Lello & Irmãos, aclamada por muitos como a mais bonita do mundo - e onde se diz que tinha o hábito de beber café, no segundo andar - terá servido de referência para uma boa parte do universo dos livros.

Este emblemático edifício neogótico foi inaugurado em 1906, mas a história da livraria Lello e Irmão remonta ao ano de 1869, quando foi fundada a "Livraria Internacional de Ernesto Chardron", na Rua dos Clérigos. Se quiserem podem saber mais detalhes aqui. É a segunda livraria mais antiga do país, e sem dúvida a mais famosa.


Hoje a Lello é presença obrigatória em centenas de guias, listas e tops. É uma referência incontornável no turismo da cidade do Porto - ao ponto de haver fila para entrar, de manhã à tarde, todos os dias. Até há muito pouco tempo era proibido tirar fotografias - uma forma de tentar controlar o fluxo de turistas, que continua a aumentar de dia para dia. Muito em breve vai ser preciso pagar entrada (três euros, descontados na compra de um livro). Enfim: infelizmente, é o preço da fama.

2 comentários:

Clara Amorim disse...

Este blog também é lindíssimo, cheio de história(s) e de turistas...
E não se paga para entrar!!! ;)

lv disse...

É já quinta-feira. Livraria Lello começa a cobrar entradas

A partir desta quinta-feira, quem quiser visitar a Lello, no Porto, terá de pagar entrada. O valor do bilhete será dedutível na compra de livros.

Como dizes, é o preço da fama !!!!