17/02/2014

UM DOS MELHORES

Assisti, há poucos dias, a um dos melhores nasceres-do-sol de que tenho memória.

Estava em Kodaikanal, uma "hill station" no coração do Tamil Nadu (sul da Índia), e acordei de propósito para o espectáculo. O despertador tocou pouco antes das seis da manhã, o escuro e o frio que se faziam sentir - estava a mais ou menos dois mil metros de altitude - não ajudaram nada à dura tarefa de me levantar da cama... mas consegui.

Saí para a rua com as palavras transformadas em nuvens, em frente à minha boca. Calcorreei as ruas do centro e acelerei o passo quando o céu começou a revelar um jogo de cores digno de uma tela. Mas quando cheguei ao Coacker's Walk, deparei-me com um portão fechado. Nem sabia que tinha portão, estava convencido que era simplesmente um "caminho com vista".

Cadeados à porta, ninguém à vista, um placard a dizer que abria às seis e meia da manhã. Eram seis e meia, ninguém à vista. Com o céu a desfazer-se em laranjas e rosas e amarelos e todas as variações possíveis das três, entrei em desespero. Tenho de entrar, não acordei às horas que acordei para "ficar à porta".

Perguntei num hotel ali perto, disseram-me que "eles" só vinham às sete e meia. Outra pessoa garantiu-me que só abria às oito e meia.

"Vamos saltar!", disse ao meu amigo Yaseen, que me acompanhara neste passeio. Ele vacilou um bocado, eu incentivei-o e insisti:

"Não te preocupes, se nos apanharem deixa que eu trato do assunto, sou turista... acordámos às cinco da manhã para ver o nascer-do-sol aqui, como publicitado por eles próprios, não estava ninguém na porta à hora oficial de abertura e alguém nos disse que podíamos saltar. Alguém que entretanto desapareceu."

Dito e feito. Saltámos o muro e percorremos o Coacker's Walk sem mais ninguém, nem turistas nem vendedores nem macacos. Só nós e este nascer-do-sol que é o click do dia:


4 comentários:

Joana Fragoso disse...

LINDO!!!!! <3

Clara Amorim disse...

Não há dúvida que há em dias em que vale a pena acordar cedo!!!
Espectacular!!!

Lv disse...

Espetáculo .... Brutal

Unknown disse...

Que linda fotoo!!