28/11/2013

LAAP DE GALINHA

Hoje passei o dia a cozinhar... e a comer :)

Fiz uma cooking class no restaurante Tamnak Lao, aqui em Luang Prabang - e recomendo. Que experiência enriquecedora... e deliciosa. Estou de barriga cheia, hoje já não janto. :)

E enquanto tento pôr em ordem as ideias e relatos, aproveito para partilhar a receita de um dos meus pratos preferidos em toda a Ásia: chicken laap. É um prato fresco, uma salada de carne para se comer com arroz. Espero que gostem.

(É o prato da esquerda, mas os outros também fui eu que fiz eheh)
Ingredientes
(para uma pessoa, ou duas/três se estiverem a partilhar outros pratos)

200g de peito de frango picado, sem gordura
1 cubo de caldo de galinha
1 lima
2 colheres de sopa de água quente
2 folhas de lima kafir, cortadas aos bocadinhos (já se pode encontrar em alguns supermercados, na prateleira da comida tailandesa)
1 cebolinho, cortado em fatias fininhas
2 chalotas, cortadas em fatias fininhas
2 dentes de alho, cortados em fatias fininhas
1 mão cheia de coentros
2 pés de erva-príncipe: só parte branca, cortada em fatias fininhas; se não encontrar erva-príncipe fresca - é muito difícil, em Portugal - pode sempre comprar em pó. E se encontrar, por favor diga-me onde.
6 folhas de dente serrado... hmmm... não temos disto em Portugal, nem nada que se pareça, o mais próximo em termos de sabor são os coentros... por isso é carregar nos coentros ;)
1/4 colher de chá de sal
1 colher de sopa de pó de arroz (enfim... não aquele que estão a pensar... penso que não deve existir em Portugal, mas é fácil de fazer, basta fritar a seco um pouco de arroz e depois moer os grãos até ficar um pó)
1 colher de chá de malagueta em pó - ou, para quem gosta de sabores mais intensos, como eu, é cortar duas ou três malaguetas frescas às fatias
1/4 de colher de chá de molho de peixe (já se vende em muitos lugares, em Portugal)
1 colher de sopa de alho frito
1 colher de sopa de chalotas fritas

Preparação:

1. Junte no wok o caldo de galinha, a carne picada, metade do sumo de lima e a água.

2. Aqueça em lume brando e mexa até que a carne esteja cozinhada e o líquido desapareça.

3. Tire a carne do wok e guarde num recipiente.

4. Acrescente à carne, sem usar o wok, as folhas de lima kafir, o cebolinho, as chalotas, o alho, os coentros, a erva-príncipe... e as folhas de dente serrado, se as tiver encontrado. Caso contrário: junte mais coentros.

5. Acrescente a esta mistura o sal, o pó de arroz, a malagueta, o molho de peixe, o alho frito e a chalota frita. Misture muito bem toda esta salganhada.

6. Finalmente, quando já estiver tudo misturado, junte o restante sumo de lima. Está pronto a servir, de preferência com sticky rice... mas à falta de sticky rice, vai uma dose de arroz branco. E não ficamos nada mal servidos.

Esta é a receita como a aprendi a fazer, na cooking class de hoje. Mas pessoalmente gosto mais de acrescentar folhas de hortelã-pimenta, como se faz em quase todo o Laos. Por isso já sabe: além dos ingredientes mencionados em cima, dê-lhe também um toque de hortelã-pimenta. Fica maravilhoso!

2 comentários:

Joana Afonso disse...

Fiz uma cooking class em Hoi An! Era tudo delicioso, aliás como qualquer prato vietnamita. Infelizmente por causa da correria para fugirmos ao Haiyan esqueci-me de trazer as receitas. Estou a tentar entrar em contacto com eles para as obter. Se conseguir depois envio-te! :)

Clara Amorim disse...

Yummy, yummy!!!
Vou experimentar um dia destes...!