14/07/2011

T'BILISI - PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Já acabou a Odisseia Turca - e posso garantir que foi um clássico. Uma aventura cheia de momentos inesquecíveis, desde o voo de balão na Capadócia ao nascer do sol no alto do monte Nemrut... o picnic junto às muralhas de Ani, a paisagem em constante mudança, o nargile e o café curdo no caravanserai de Diyarbakir... a arte e a história em Istanbul, os banhos nas piscinas e Pamukkale, o fogo-de-artifício em Ankara... são muitos (são tantos!) os momentos, foi uma viagem de highlight em highlight, ainda estou a digerir tudo - e, muito em breve, deixo aqui uma série de fotos para eternizar tudo.

Mas hoje escrevo de outras fronteiras. Estou em T'bilisi, na Geórgia.<
br>


Aproveitei estes dias de férias pós-grupo para variar um pouco de paisagem, e vim dar um salto a este vizinho. Vim sem guias e muito pouco pesquisa - sem informação nenhuma, nem dicas nem nada. E que bem que está a saber.

Assim sendo, e enquanto não partilho as fotos da Odisseia Turca, ficam algumas das imagens que marcaram as últimas 24 horas.





À primeira vista, T'bilisi é uma cidade medieval com muita arquitectura soviética, rasgos de pós-modernismo, boas estradas e condutores agressivos, muita gente a pedir esmola - e, ao fundo, montanhas. Na capital e em todo o país: montanhas.

Quanto aos georgianos: católicos fervorosos, falam russo mas arranham o inglês, orgulhosos porque inventaram o vinho, gostam de esplanadas, de fazer brindes, de conversar em voz alta. São curiosos e muito hospitaleiros. Têm alfabeto próprio, nem todos usam desodorizante - mas têm muito sentido de humor.

Ainda agora cheguei, mas já gosto disto.






















1 comentário:

xana disse...

a primeira vista parece-me muito bem... as pessoas devem-te fazer sentir em casa (tirando a falta de desodorizante!! eheh); a paisagem e os monumentos para já enchem o olho! :))
continuação de um bom reconhecimento e de boas férias!