É um protector solar? É um cosmético? É um elixir da juventude?
Sim! É tudo isso e muito mais!
Senhoras e senhores, apresento-vos... Thanakha! Uma tradição que desafia o avanço do Tempo, da Tecnologia, das Modas... e até das novas colecções da Sephora.
A prática de aplicar Thanakha está fortemente enraizada nas aldeias birmanesas. Além de servir como cosmético, esta pasta amarela é vulgarmente utilizada para refrescar a pele e protegê-la do sol.
A palavra Thanakha tanto significa “cosmético para embelezar a cara” como “agente de limpeza”. As mulheres do campo usam-no como protector solar; e aquelas que acabaram de dar à luz, aplicam-no misturado com açafrão em pó, para dar à pele um aspecto dourado.
O Thanakha é aplicado logo após o banho por mulheres, crianças e rapazes; e, ao contrário dos cosméticos usados no Ocidente, mantém-se fresco e com um aroma muito agradável durante todo o dia, mesmo no clima tropical em que vive a Birmânia.
E uma última curiosidade: nos tempos antigos, a família real mandava misturar ouro em pó no Thanakha que usavam, para manterem sempre um “look dourado”.
19/01/2011
THANAKHA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Adoro estas descrições, estamos sempre a prender ...
Enviar um comentário