25/03/2015

POLÍCIAS EUROPEUS NUM TEMPLO TAILANDÊS?!

Uma das muitas "pérolas" descobertas nestas últimas caminhadas pela Cidade dos Anjos foi um templo chamado Wat Ratchabophit, diminutivo para Wat Ratchabophit Sathit Maha Simaram Ratcha Wara Maha Wihan. Santinho.

Muito bonito e brilhante, com os dourados e os espelhados e todos os rococós do costume, como é de esperar de um tradicional templo tailândês... e também com algumas características muito especiais no layout, detalhes técnicos que agora não interessa muito abordar... e, ainda, um pormenor delicioso. Mas já aí vamos.

O Wat Ratchabophi foi mandado construir por Rama V em 1869, pouco depois deste ter subido ao trono, e de ter regressado da sua viagem pela Europa. Este monarca é ainda hoje lembrado pelo fascínio que tinha pelas culturas e ideias ocidentais, e por ter introduzido uma certa influência europeia no que é hoje a sociedade tailandesa.

Mas voltemos ao templo.

Além da decoração interior do edifício propriamente dito, que faz lembrar alguns palácios italianos; e de uma igreja cristã perto da zona dos mausoléus reais - não é que as portas do recinto são decoradas com guardiões, como é costume noutros templos - mas neste caso não temos seres fantásticos nem guerreiros míticos.

No Wat Ratchabophit, os guardiões são oficiais europeus.

Difícil de acreditar? Então espreitem lá estas fotos que tirei ontem:









1 comentário:

Clara Amorim disse...

Fantásticos!!!! 😊