28/03/2015

BOM DIA, PYU

Fui dar uma volta pelas ruínas de Sri Ksetra, a antiga capital da civilização Pyu - cujo nome, traduzido à letra, significa Cidade Fabulosa.

Conta a lenda que Sri Ksetra foi construída pelo rei Duttabaung, com a ajuda de criaturas sobrenaturais, no ano 443 antes de Cristo. Verdade ou mito, o facto é que esta cidade viria a dominar o território em volta entre os séculos IV e IX... e só há poucos anos é que começaram a desenterrar as suas ruínas e os tesouros que resistiram ao Tempo e ao Homem.

Hoje Sri Ksetra é conhecida por Thayekhittaya e orgulha-se de ter ganho recentemente o estatuto de Património da Humanidade

Mas como disse: fui dar uma volta. E era o único estrangeiro nas redondezas. Aliás: muitas vezes era mesmo a única pessoa. Foi uma manhã bem passada, debaixo de um sol abrasador, a explorar a área na minha mota alugada, trocando sorrisos com alguns turistas locais.

O click do dia hoje é uma homenagem a um de muitos "encontros imediatos". Os tais turistas locais, quase sempre provenientes de aldeias e vilas próximas, ficavam sempre muito excitados de me ver. Provavelmente porque não têm muito contacto com estrangeiros. Ou seja: depois de uma primeira troca de sorrisos e de algumas fotos tiradas "às escondidas", alguém inevitavelmente perdia a vergonha e vinha pedir-me para tirar uma foto comigo... e então era como uma barragem que abre as comportas. De repente vinham todos e queriam fotos de grupo e fotos a dois, apertos de mão, where-are-you-from, gargalhadas e propostas de casamento. Que alegria!

Neste click de hoje, por exemplo, eu próprio fiquei um bocadinho "sem jeito". As raparigas a chegarem-se a mim e eu sabendo que não é suposto abraçá-las, ou ter grande contacto físico. Daí parecer um bocado tenso - basicamente porque não sei como "arrumar-me" na foto.

Mas fica o momento:


1 comentário:

Clara Amorim disse...

Um grande momento! 😊😊😊