07/05/2014

ONTEM À NOITE

Depois de um dia quase todo dedicado a estudar/revisitar os painéis de Angkor Wat, ontem à noite assisti no Museu Oriente ao espectáculo do Ballett Real do Cambodja, que apresentou a sua versão do Ramayana - o épico hindu que também ganha vida nas paredes de Angkor.

Foi uma noite em cheio, a começar pelo facto de finalmente o meu amigo António ter alta do Hospital, mais de um ano depois do acidente que aqui referi, muito de raspão, quando estava a fazer trekking em Torres del Paine, no Chile. Fui com a minha mãe e tia buscá-lo ao Curry Cabral, com quatro bilhetes na mão, nem passámos por casa nem nada. Directos do Hospital para o Museu Oriente! :-)

Depois de um prego comido à pressa no carro (o restaurante/cafetaria do Museu estava encerrado... enfim); encontrei no foyer alguns amigos dos grupos da Indochina, pusemos a conversa em dia - e até fui "reconhecido" por uma pessoa, no elevador do Museu. Já agora aproveito para pedir desculpa à Valentina, fiquei um bocadinho "sem jeito", não estava à espera, e depois desencontrámo-nos e nunca mais a vi lá em cima... queria desafiá-la a voltar ao Museu Oriente no dia 18, para a minha conferência sobre Angkor Wat. Fica aqui o convite!

Quanto ao espectáculo propriamente dito: gostei muito. A história bem contada, obviamente adaptada para ter lógica em 80 minutos - mas num compromisso que "cai bem" com o público e que respeita as tradições e a herança do génio cultural khmer. Gostei de rever as marionetas de sombras, a delicadeza dos gestos das bailarinas, a simplicidade dos "comic reliefs", a familiaridade da música e a qualidade excepcional das vozes.

No final do espectáculo os portugueses aplaudiram durante vários minutos; e os sorridentes cambodjanos juntaram as palmas das mãos, fizeram vénias e até disseram adeus.

Foi uma noite boa.

3 comentários:

lu*a disse...

Eu é que peço desculpa pela forma inusitada com que interpelei! Mas não resisti à oportunidade de dar um bom feedback positivo ao vivo!
E obrigada pelo desafio para dia 18! mas "felizmente" vou estar a viajar nesse fds! :)
E vida longa ao António!!!
V

Tânia Magalhães disse...

Hoje no Porto :-)!!!
Gostei de saber das boas do António! Já faz parte da minha lista a quem desejo boa saúde e boa vida!

Clara Amorim disse...

Só boas notícias...!