09/10/2013

PREAH KHAN DANIFICADO APÓS VIOLENTA TEMPESTADE

Li hoje num jornal, aqui na Birmânia, e depois num site do Cambodja:

A porta norte do templo de Preah Khan foi atingida na passada sexta-feira por uma árvore de 30 metros, que caiu durante uma forte tempestade. A árvore caiu sobre oito grandes pedras que suportavam uma das principais entradas do templo do século XII, e apesar de ter acontecido a meio da manhã, felizmente ninguém se magoou - e a estrutura principal do templo não foi afectada.

Foto "gentilmente sacada" ao Cambodia Daily

As autoridades estão neste momento a tentar remover a árvore, tarefa que tem sido complicada pelas condições meteorológicas e pelo facto daquela zona estar neste momento inundada, o que não contribui para a estabilização do terreno.

Durante a tempestade de sexta-feira, os ventos fortes e a chuva intensa foram responsáveis pela queda de mais dez árvores, mas apenas uma danificou património. Uma outra caiu sobre uma estátua de um leão, em Angkor Thom, mas sem causar danos; e as restantes cairam no canal que rodeia Angkor Wat.

O Preah Khan é um dos principais templos do Parque Arqueológico de Angkor, que foi inscrito na Lista de Patrimonio da Humanidade em 1992, pela UNESCO, e é um dos que costumo visitar durante o dia que passo em Angkor, com o grupo Nomad que me acompanha na viagem pela Indochina.





O porta-voz do Comité Nacional de Desastres Managment disse este fim-de-semana que o turismo no país tem sido muito afectado pelas cheias desta monção, que tem sido especialmente violenta, este ano. Centenas de famílias foram já evacuadas duas suas casas, nos arredores de Siem Reap. A subida do nível das águas do Mekong e as cheias afectaram já quinze das 24 províncias do reino e causaram a morte de pelo menos 39 pessoas. Em todo o país, 130.000 famílias foram directamente afectadas por esta situação, e 10.000 tiveram mesmo de ser evacuadas.


3 comentários:

LV disse...

Adorei o dia que passei em Angkor.
Nem calculo a tempestade que deve ter sido para arrancar uma árvore milenar como esta !

Clara Amorim disse...

A natureza também pode muito cruel...!

agrades disse...

Já passei por aqui. Inesquecível.