01/10/2013

OLHA O ARCO-ÍRIS FRESQUINHOOO!

E já que estamos numa de cores, aqui no blog:

Como sabe quem me segue pelo facebook, antes de vir para este lado do mundo parei uns dias em Istambul - e aproveitei a oportunidade para dar uma espreitadela a um lugar que andava na boca de "toda a gente", na cidade.

Mas antes demais, deixem-me partilhar aqui a história que me contou a minha amiga Bahar, e que mais tarde confirmei na internet e através de relatos de outros amigos de Istambul.

"Diz" que um engenheiro florestal reformado decidiu animar um pouco o seu bairro, Cihangir (o mesmo onde eu "morei" durante quase dois meses, há uns anos) e dedicou quatro dias e mais de quinhentos euros em tinta, para pintar os degraus de uma escadaria. Mas em vez de os pintar de branco, ou às listas amarelas e pretas... o senhor criou uma espécie de arco-íris gigante.

A vizinhança apaixonou-se pelo resultado, passou palavra aos amigos, e os amigos aos amigos, e por aí fora... depressa a notícia atravessou a cidade, os arredores, o país inteiro.

Em muito pouco tempo, esta obra de arte improvisada transformou-se numa atracção turística - mas na manhã de 30 de Agosto último, os cidadãos de Cihangir acordaram para uma triste surpresa: as escadas tinham sido pintadas de cinzento.

Cinzento!

Imaginem só. Imaginem a diferença - e o simbolismo que esta imagem carrega.

Pintar um arco-íris de cinzento!

Frustração, raiva e tristeza espalharam-se depressa pelas redes sociais. E apesar de inicialmente a Câmara Municipal de Beyoglu negar a responsabilidade pelo acto, depressa tiveram de admitir a autoria, pois começaram a circular na internet fotografias em que apareciam funcionários, vestidos com a farda municipal, a pintar as escadas.

Num acto de colorido desafio, os residentes juntaram meios e forças e, à luz do dia, voltaram a pintar as escadas com cores brilhantes. A Cehangir juntaram-se mais algumas freguesias da cidade - e em solidariedade com Istambul, outras cidades turcas decidiram também pintar alguns lances de escadas com cores várias. De Izmir a Diyarbakir, passando por Ankara, Trabzon, Kayseri e Van... dezenas de lugares gritaram cores e sorrisos. A Turquia ficou um bocadinho mais colorida, este mês de Setembro.

Além de ter visto uma rua em Diyarbakir, já com as cores gastas por passar ali muita gente; não resisti a procurar as escadas mais coloridas de Istambul. Encontrei, em Cihangir, dois lugares. E claro que registei o feito :)








3 comentários:

Clara Amorim disse...

Haja cor. alegria e muitos sorrisos!!!:)

LV disse...

É lindo o arco-iris ....

dinamene disse...

Gostei imenso das imagens;) Andava a procurar cor e inspiração para a capa de um livro que irei editar este ano e parei aqui! Adorei as fotos e a história! Parabéns. Só não "levo" 1 foto pq tem direitos de autor.