05/10/2013

O LEITÃO DO ANTHONY

No blog que Anthony Bourdain mantém no Travel Channel, há um post chamado "A Hierarquia do Porco" - em que o conhecido chef dá conta do seu nervosismo relativamente ao programa que fez sobre as Filipinas. Diz o senhor que, num país de sete mil ilhas - onde só visitou duas - é impossível fazer justiça à riqueza cultural que representam as centenas de pratos regionais.

E a determinada altura, fala do lechon.

E diz o seguinte:

"Posso agora dizer que de todos os pratos de porco assado que já experimentei por todo o mundo, o lechon que comi em Cebu foi o melhor."

Andei a pesquisar na net, como de costume, e descobri um pouco mais acerca do leitão que o sr. Bourdain experimentou.

Era uma vez um cozinheiro amador chamado Joel Binamira, que mantinha um blog de comida chamado www.marketmanila.com e que decidiu experimentar assar o leitão "à maneira antiga", porque estava farto das inovações que tinham tomado conta do mercardo, em Cebu. Muito simples: só podia usar leitões que tivessem crescido no quintal, ingredientes frescos, sem quaisquer aditivos e outros truques artificiais. O leitão tinha de ser assado num pau de bambu, muito lentamente, e "furado" ocasionalmente, para conseguir uma pele mais estaladiça. Após várias experiências, Joel chegou a uma versão que o satisfazia - e comunicou o feito no seu blog.

Pouco tempo depois, o filipino foi contactado pela produção do "No Reservations", que estava a preparar um programa sobre a comida nas Filipinas - e queriam fazer do lechon o "protagonista principal".

Em frente às câmaras, Bourdain disse que a pele do leitão "sabe a rebuçado". E quando foi convidado, mais tarde, a assinar o livro de convidados, escreveu três palavras mágicas:

"Best pig... EVER!"

Não é preciso ser bruxo para adivinhar o que aconteceu a seguir.

No Domingo seguinte, Joel mandou preparar dois leitões inteiros. Venderam-se em dez minutos. Uma semana depois, preparou cinco. Apareceram cem pessoas - e em meia hora, já não havia leitão para mais ninguém.

Joel tem agora dois restaurantes em Cebu. E eu jantei num deles, esta noite.

Sim, estou nas Filipinas. De Singapura voei para Manila, de Manila para Cebu - e tenho andado a recuperar sono e energias por aqui. Mas cada coisa a seu tempo. Depois falamos com mais calma sobre estas voltas - só que não resisto a partilhar aqui estas sensações de hoje :)

Hoje jantei no Zubuchon, em Cebu. E comi o quê? Comi frango em leite de coco, lulas recheadas e beringe... a sério?! Nããã... nada disso.

Comi, claro está, o "melhor porco do mundo". Um leitão assado acompanhado de arroz de alho e um sumo natural de lima e erva-príncipe.

O leitão: pele estaladiça e temperada na perfeição, quebrando a cada dentada com um som só possível em publicidade... e a carne tão tenra, a desfazer-se entre garfadas... tanto prazer a comer devia ser interdito a menores - isto é autêntica pornografia!

No entanto, tenho que fazer aqui justiça aos injustiçados. O lechon de Cebu é realmente "do outro mundo" - mas o "nosso" da Bairrada não lhe fica muito atrás, nem a sandes de pernil com queijo da serra da Casa Guedes... nem aquele pernil que comi no Leblon, como é que se chamava o restaurante... não interessa agora.

2 comentários:

Clara Amorim disse...

Apesar dos teus "gordos" elogios ao lechon de Cebu, ainda fico com dúvidas...! ;)

Anónimo disse...

O Leitão da Bairrada agora vem da China..disse-me um passarinho que custa 7€ a peça.
As Sandes do Guedes, devias te-las comido quando o chão era gorduroso e o cheiro a suor pairava lá dentro..agora é uma pseudo-tasca.
Grande Abraço
Hugo