13/10/2013

NÃO VALE COPIAR

A internet hoje está um bocadinho mais "saudável". Provavelmente o nosso karma está melhorzinho, com tanto templo, pagoda e stupas visitados - deve ser isso.

Aproveito então esta "aberta" para partilhar aqui algumas fotos que lembram um dos momentos mais especiais desta volta pela Birmânia. Pelo menos até agora. Aconteceu em Amarapura, nos arredores de Mandalay. Tínhamos assistido ao nascer-do-sol perto da Ponte U Bein, a maior ponte de teca do mundo, quando os drivers das nossas motas nos perguntaram se queríamos ir visitar um mosteiro. Era suposto irmos lá, de qualquer forma - mas era suposto irmos mais tarde, para almoçar com os monges.

E ainda bem que fomos mais cedo. Mais tarde percebemos que o almoço seria partilhado com monges... e com dezenas de outros turistas. Não digo que fosse uma má experiência - mas concerteza teria sido menos "autêntica" do que aquela que acabámos por viver.

Os monges estavam na sala de aula, um duzentos - várias idades. Sentados em pequenos panos individuais, quais Aladinos de cabelo rapado, os monges ouviam um professor recitar a aula e respondiam em uníssono.

Se as fotos dão uma ideia daquilo que poderá ter sido esta meia hora a assistir a aula... imaginem o som. Arrebatador!










Mantivémo-nos sempre encostados a uma porta, tentando passar o mais despercebidos que conseguíamos... na medida do possível, claro. Afinal, três estrangeiros a assitir a uma aula de monges é algo que chama a atenção.

Assim sendo, depois das fotos tiradas e de alguns minutos a absorver o momento, resolvemos não perturbar mais a aula e deixámo-los em paz.

No entanto, fica aqui um pensamento... agora que o turismo está assumidamente a explodir na Birmânia, até quando é que situações destas poderão acontecer? Já estou mesmo a ver: trinta turistas de "maquinões" apontados, alguns já dentro da sala de aula, quem sabe um ou outro mais sem-noção, a passear entre os monges. Ou uma loiríssima america a sentar-se entre os rapazes, a fazer pose para o facebook.

Espero que não.

Assim sendo: fico-me pelas fotos, feitas da maneira mais discreta que conseguimos. Não vale copiar ;)





4 comentários:

Clara Amorim disse...

Um verdadeiro espanto, Jorge!!!
Será certamente um momento daqueles a recordar pela vida fora...!
E, já agora, abençoada Internet! ;)

Maria disse...

Momentos UNICOS. Uma maravilha!

LV disse...

Eu quero ir à birmânia, cada vez que vejo os teus posts tenho mais a certeza disso.
viagem a pensar para 2015 ehehehe!!!!

Rosa Furtado disse...

A foto com o mini-monge de branco a olhar para trás, está o máximo!!