22/10/2013

JOHN WAYNE POR MEIA HORA

"You are very handsome."

O que é que se responde a isto?

A guia que contratámos no Shwedagon Paya, o principal templo budista da Birmânia, é uma simpatia e não pára de me elogiar. Sincera ou a fazer-se a uma gorjeta... seja como for, é só rir.

"You look like an actor. So handsome."

E eu alinho:

"And you are so beautiful."

"Me? No... I'm so old."

"Old? What old? Old is no problem. Old, young. Beauty doesn't choose age."

Rimos como adolescentes parvos, só falta darmos as mãos. E falta pouco.

"Lady... what's your name?"

"My name is Rose."

"Like the flower? That's so beautiful."

Já a conquistei. Continuamos o passeio. O pagoda está apinhado de gente a rezar e a acender velas, a dar banho aos budas. Há monges a cantar, a tirar fotografias com telemóveis, a fazer conversa com os turistas. Eu, a Rose e mais seis dos aventureiros que estou a acompanhar na Birmânia: todos a rir. A senhora fala num inglês que tenho de traduzir, ninguém a entende. E ela pouco nos percebe, também. Diz-nos pouco mais do que dizem os folhetos e os guias - mas é uma delícia, tem imensa piada e ainda nos mostrou um lugar "secreto" de onde se pode ver o diamante principal, no topo da stupa, a brilhar. Seis cores: é lindo.

"Josh, now we go see another Buddha..."

Decido corrigi-la, mas em vez de Jorge escolho um nome mais fácil de pronunciar:

"John. My name is John."

"John?"

"Yes. John. John Wayne."

Sorrio. Os portugueses fazem um esforço para não me denunciar. Continuamos o passeio. Aprendemos um pouco com a senhora, trocamos piadas e piropos, ela é uma delícia. No fim dá-me a sua morada, para quando eu voltar entrar em contacto:

"John Wayne", diz-me a Rose com os olhos a brilhar como o diamante no topo do Shwedagon, "I have great expectations for your return."

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Such a lovely couple, you two...! ;)