12/06/2013

UM COLORIDO ESTENDAL ;)


Descobri Kaarina Raikkonen no Museu das Belas Artes, em Santiago do Chile. É uma artista finlandesa com um estilo muito próprio: faz instalações em larga escala com peças de roupa - e estava a expôr pela primeira vez na América do Sul, com duas peças na capital chilena.

"Dois projectos: pegadas e diálogos" são duas instalações distintas: uma no Hall do Museu de Belas Artes (Diálogos) e a outra nas escadarias exteriores do Museu da Memória e dos Direitos Humanos.

Tive a sorte de ver as duas, durante as voltinhas pela cidade. Em "Diálogos", onde duas mil camisas e blusas de todas as cores caem em cascata de uma altura de 12 metros, num delicado contraste com o estilo neoclássico do Hall, mas que ao mesmo tempo apresenta uma harmonia muito inteligente com as linhas do espaço.

Ao utilizar peças de roupa, Kaarina pretende subsituir o corpo e o espírito humano, encarnando tanto a presença como a ausência - interpretação que pode variar conforme cada pessoa e as suas experiências pessoais.

Ficam algumas fotos, espero que gostem - e se alguma vez a senhora mostrar a sua obra por cá, não percam!

"Diálogos", Museu de Belas Artes






"Pegadas", Museu da Memória e dos Direitos Humanos


4 comentários:

Anónimo disse...

Uau!! é um bocadinho ao estilo da Joana Vasconcelos gosto muito.

agrades disse...

Que interessante!

Clara Amorim disse...

E hoje temos um post super artístico|
Que maravilha!!!!!

Anónimo disse...

adoro! fui ver a exposição da joana Vasconcelos e também acho que tem qualquer coisa de semelhante, se calhar e da forma como intewrage com o espaco. vou ficar atenta.