19/06/2013

É UM MUNDO PEQUENO #05


É um mundo pequeno quando estás sentado na tua cama, numa camarata de doze camas na Lituânia, à espera que a pessoa que está a tomar banho se despache, para ires à casa-de-banho... e quando a porta se abre, sai de lá o chileno que conheceste duas ou três semanas antes, na Rússia.

Mas vamos por partes.

Este episódio aconteceu há dez anos, para ser mais concreto. E se o venho "desenterrar" agora é porque neste momento de despedida - que de certa forma completa um ciclo - não consigo evitar lembrá-lo.

O Rodrigo diz que foi em S. Petersburgo, eu tenho a sensação que foi em Moscovo... mas seja-qual-for a cidade em que nos conhecemos, lembro-me bem que na televisão do hostel e na conversa de todos os backpackers estavam os temas quentes do dia: um soldado americano recém-resgatado das forças de Saddam Hussein; e um incêndio na Torre Eiffel, que ninguém sabia se era atentado ou acidente.

Este novo mundo pós 11 de Setembro era ainda uma novidade, um choque, um trauma. E foi num ambiente de discussão, opinião e reacção que conheci o Rodrigo, um chileno de Santiago que tinha acabado o curso de Direito e tinha vindo para a Europa viajar, apesar dos perigos profetizados pela avó, para quem os europeus eram todos "porcos, comunistas ou maricas".

Estávamos em 2003, portanto. O mundo distraído com a Guerra do Golfo, Portugal a preparar.-se para o Euro, eu a dar uma Volta ao Mundo que acabou por ser só Meia-Volta, e o Rodrigo ia fazer a Rota da Seda... que acabou por ser só Meia-Rota.

Passámos a tarde a discutir o mundo inteiro, os nossos países, as nossas cidades e nós próprios. Descobrimos semelhanças culturais e curiosas diferenças - e porque parados não íamos a lado nenhum, fomos passear pela cidade e no dia seguinte cada um seguiu o seu caminho. Ainda não havia facebook nem redes sociais, o roaming era um luxo - por isso trocámos e-mails e até um dia destes.

Voltei para Helsínquia, onde tinha a minha mochila; o chileno ia para a Ásia Central, ou estava a voltar da Ásia Central, não me lembro. Mas cada um seguia com a sua viagem, por isso não combinámos mais nada, quem sabe um dia, és bem-vindo em Portugal, és bem-vindo no Chile, prazer em conhecer.

Depois da Finlândia viajei uma semana na Estónia, outra na Letónia... e eis que uma bela manhã, estava eu sentado na minha cama... é um mundo pequeno, não é?

Também estavas a dormir neste quarto?!

Resumindo: fomos dar uma volta e acabámos por viajar duas semanas juntos pela Lituânia e Polónia, cimentando uma amizade que - quem diria! - resistiu ao tempo, à distância e às voltas e reviravoltas da Vida.

Entretanto o Rodrigo foi estudar para Heidelberg e, cinco-anos-depois dessas primeiras aventuras, veio a Portugal com uma namorada alemã e o filho dela. Eu tinha voltado recentemente da viagem de bicicleta a Dakar. Ficaram uma semana comigo em Lisboa, passeámos por Sintra, relembrámos histórias antigas e prometemos manter contacto, como sempre. Afinal de contas: o mundo é pequeno e ainda nos vamos encontrar por aí, além de que eu estava a planear viajar na América do Sul... no Próximo Ano.

Mas todos os anos eu ia adiando esta viagem para o Próximo Ano... até que chegámos a Hoje.

Hoje: cinco-anos-depois desses cinco-anos-depois, foi a minha vez de visitar o Chile. Finalmente! Esta semana passada em casa do Rodrigo foi uma mistura de nostalgia, novidades e planos. Conhecemos e "apaixonámo-nos" pela sua namorada Daniela, passeámos intensivamente por Santiago e arredores, experimentámos petiscos e recantos da capital chilena, fizemos até um jantar indiano e, claro está: conversámos, conversámos, conversámos... e por todo este tempo bom, porque a amizade deve ser celebrada e acarinhada: muito obrigado, Rodrigo!

E porque o mundo é mesmo pequeno: que não seja preciso esperarmos mais 5 anos, amigo!

4 comentários:

Lv disse...

Aqueles que passam por nós, não nos deixam sós, deixam um bocadinho deles, levam um bocadinho de nós.

Clara Amorim disse...

Foi um bonito reencontro, sem dúvida!

uau! disse...

A amizade é uma coisa LINDAAAA

kyta disse...

Não há coincidências....