21/06/2013

COMEÇA!

Fomos à procura de um novo alojamento, assim que acordámos - e felizmente não demorámos muito, o que não falta em San Pedro são opções. Depois de uma primeira tentativa num lugar onde a senhora à entrada nos garantiu em espanhol que havia boa internet, mas ao fundo um francês fez sinal a dizer que era mentira; encontrámos então o sítio perfeito.

O quarto não era nada de especial, confesso. Mas a menina da recepção fez um sorridente desconto - e era limpo, com muita luz, a internet funcionava bem. A casa-de-banho tinha água quente, o restaurante servia carne de lama cozinhada em painel solar (!) e a menina da recepção - não sei se já falei da menina da recepção - era só sorrisos e curvas. Pormenores, claro. ;)

Apesar de termos mais-ou-menos o tempo contado (temos de estar em Cusco a tempo de receber uns amigos que vêm do Dubai), decidimos não fazer qualquer tour hoje, e "tirar o dia" para conhecer melhor a vila. Só assim poderíamos, com calma, indagar sobre os vários programas aqui à volta - e, acima de tudo, informarmo-nos acerca da viagem de três dias, em todo-o-terreno, até ao Salar de Uyuni.

San Pedro de Atacama é um lugar turístico, não há como negá-lo. As ruas do castiço centro são povoadas de agências de viagens e restaurantes, pequenos supermercados, hotéis, casas de câmbio, lojas de souvenirs - mas em versão "castiço". Não há neons nem florescentes cartazes, não há LEDs nem portas de alumínio. Tudo é feito em madeira e pedra, palha e lama; em tons de castanho, branco e azul.

Entre voltas e reviravoltas que não interessa aprofundar muito agora, acabámos por reservar o passeio de madrugada aos geysers, amanhã, para termos tempo de dar uma volta de bicicleta à tarde. Também reservámos a viagem para Uyuni, que vai concerteza ser um dos pontos altos desta aventura latina. Partimos depois de amanhã. E, apesar de que o plano inicial era não fazermos nada no primeiro dia, a verdade é que a nossa simpática recepcionista nos convenceu a fazer ainda hoje o tour de fim de tarde ao Vale da Lua, Vale da Morte, etc.

Diz a rapariga que há duas vagas num tour privado organizado pelo hotel, seis pessoas a contar connosco, nada de grupos grandes, nada de autocarros, só nós seis num jipe com o friver... deve ser conversa, de certeza... deve ser um tour normalíssimo, igual aos outros todos... mas fez-nos um preço bem simpático, mais barato que aquilo que as outras agências pediam. E sempre fazemos a miúda feliz. ;)

Conclusão: ainda hoje vamos para o Deserto!

2 comentários:

Clara Amorim disse...

Bora lá, que já se faz tarde...! ;)

kyta disse...

Atenção às curvas perigosas... da receção!