25/06/2013

A MINHA PRIMEIRA VEZ #28.491

Nesta viagem, quem costuma registar, contabilizar e analisar as suas "primeiras vezes" é o Bunty. Foi assim com o guaraná, o hamburguer, o tango, o primeiro glaciar, isto-e-aquilo... mas hoje não consigo evitar mencionar que eu próprio tive uma "primeira vez". Uma não: duas. Pelo menos.

A primeira vez que vi geysers, por exemplo.

Ou seja: desta vez não nos deixámos dormir. Ouvimos o despertador, acordámos a horas. A carrinha passou quando tinha de passar, juntámo-nos aos outros estrangeiros, ensonados como eles, e terminámos a ronda dos hotéis. Depois o guia apresentou-se e explicou que ia demorar um bocado até chegarmos à montanha, disse-nos podíamos dormir mais um bocado e que haveria um pequeno-almoço à nossa espera, lá em cima. Mais tarde fez um pequeno briefing sobre o lugar e as precauções a tomar, por causa da altitude. Aconselhou-nos a não fazer movimentos bruscos, a não correr - e para avisarmos, caso tivéssemos dores de cabeça ou de estômago.

Os geysers ficam num pequeno vale a cerca de 4.200m. O que por si só é uma "primeira vez", porque nunca tinha subido a mais de 4.000m. Ora aqui está um pequeno recorde, este é agora o meu Everest pessoal.

E depois foi o campo de geysers. Ao longe pareciam nuvens a nascer do chão. Já perto, é bem diferente, é o cheiro e as sensações, é o calor que emana das entranhas da terra misturado com o ar gélido da montanha, o branco do vapor em contraste com a paisagem escura, pois o sol ainda não nascera.

Hoje deixo-vos alguns registos dos meus primeiros geysers, em El Tatio:











4 comentários:

Lv disse...

Huauh, é o chamado 2 em 1, 2 novidades num sítio só.

Sempre frio?

Clara Amorim disse...

Que maravilhosa paisagem...! E, claro, a experiência deve ter sido única!!!

agrades disse...

Maravilha!
Só vi fumarolas nacionais, que me lembre: Em Chaves e em S. Miguel, ambas à nossa escala...

agrades disse...

Tomar banho em águas quentes naturais, já experimentei em Pamukale, na Turquia e também algures nos Andes, no Perú, mas não vi as fumarolas.
Lembranças...