29/03/2012

SURPREENDENTE NINH BINH


 


















Muita gente me pergunta porque não levo os grupos da nomad a Halong Bay. Ao que me apetece responder: Halong quê?

Sim: é muito bonito, a paisagem isto-e-aquilo, sem dúvida que merece o estatuto que ganhou. Mas infelizmente tem cada vez mais barcos, mais poluição, barulho, confusão, turistas e vendedores - e a qualidade da experiência depende quase exclusivamente da sorte.

Ou seja: quem quer meeeesmo ir a Halong, vem um ou dois dias mais cedo e eu encaminho o melhor que consigo.

Assim sendo, voltemos à aventura. Porque aqui entre nós: "tenho" uma alternativa bem mais genuína. Chama-se Ninh Binh e fica a cem quilómetros de Hanói. E além de umas "montanhas" e grutas, campos de arroz e centenas de patos, tem um lugar chamado Trang An (diz-se Tchang An, porque os vietnamitas lêem o "tr" como se fosse "tch").

A Trang An chegámos de mota, num passeio por estradinhas rurais e aldeias. Em vez dos "tours independentes" de backpackers e dos autocarros a vomitar excursões de anafados turistas de câmaras em punho, encontrámos domingueiros vietnamitas. Famílias inteiras e grupos de amigos, picnics e baralhos de cartas, gargalhadas e olhos curiosos na nossa direcção.

É sempre a mesma coisa: sempre que aqui venho, a atracção somos nós. Nos barquinhos que se cruzam connosco ao longo do passeio, há sorrisos e dedos em "V", há máquinas apontadas a nós, há "Hallos" e "Xin Chaos". E claro que isto vai mudar - eu sei que um dia vai mudar. É inevitável. Ninh Binh já aparece no Lonely Planet, as agências vendem cada vez mais alternativas a Halong Bay, aos poucos começam a ver-se mais cabelos louros entre os chapéus em cone. Mas ainda são poucos. Felizmente: muito poucos.

Chega de conversa. Eis algumas fotos.















3 comentários:

Clara Amorim disse...

Estas fotos são surpreendentes, sem dúvida! Parabéns, Jorge!

Anónimo disse...

Agora já percebi melhor o porquê... Mt fixe!

Raquel

Unknown disse...

Foi, sem dúvida, dos sítios mais bonitos, tranquilos e intocáveis a que nos levaste.
Apesar de não termos ido a "Halong Bay" .. ai ai que pedra no sapato..:) julgo que iria chegar à mesma conclusão a que tu já chegaste. Por isso, na minha humilde opinião, foi uma excelente troca.
Beijos Jorge :)