04/02/2010

ANJUNA, 2010 A.D.

Vinha eu a arrotar o Kashmiri Dum Aloo que comera nem há cinco minutos ao almoço, aproveitando a caminhada na praia para acelerar a digestão, quando assisto ao seguinte espectáculo:

Um homem nos seus cinquenta e muitos (de idade, porque o peso devia rondar o dobro), vestido apenas com uma tanga preta, o corpo coberto de areia (lembrando-me as tardes passadas com os meus primos na Praia Grande, há mais de vinte anos), andava de gatas na areia molhada, fazendo com as mãos movimentos que normalmente associamos a felinos – o senhor estava a fingir que era um leão.

Um leão – ou um gato selvagem, não me demorei o suficiente para perceber.

À frente dele, uma mulher dez anos ou quinze mais nova. Cabelo louríssimo, manchas vermelhas nos braços e pernas brancos, a rir às gargalhadas enquanto fingia que fugia dele, que entretanto insistia em atirar-lhe água às pernas.

O bikini verde-claro da senhora devia estar guardado no armário desde as últimas férias no Mar Negro, em 1994 – pelo que, além de fora de moda, já não lhe servia como antigamente. A camisa branca, aberta e esvoaçante, tinha um padrão tão feio que nem me dei ao trabalho de identificar.

Não muito longe, um grupo de jovens indianos ficou estagnado a olhar, aparentemente desorientados, mas claramente divertidos, agora que voltavam do seu passeio diário na areia para ver as inglesas a apanhar sol.

Do restaurante ao lado, impunha-se sobre o barulho das ondas a batida irritante de uma música retirada de alguma colectânea tipo Love Parade 97.

Tentei abstrair-me da paisagem.

“Vou voltar para o meu quarto, tenho imenso trabalho para acabar.”

E eis que oiço o homem na areia, aos gritos para o empregado do restaurante, que estava a uns duzentos quilómetros de distância:

“Missstar… vodka!”

Bem-vindos a Goa 2010.

5 comentários:

Joao disse...

Lindo, Jorge, estás prestes a ir para guionista de novelas (bem que precisam por cá de alguém que faça isso, já que parece não haver). Isso entra no cenário por ti descrito da invasão russa?

Madalena disse...

Muito bom!!!

Madalena (Manel)

Madalena disse...

Muito bom!!!

Madalena (Manel)

Rodrigo Carvalho disse...

E com muito orgulho vejo novas aventuras do nosso antigo amigo... agora que estou 'preso' vou voar contigo.

grande abraco e forca

magui disse...

Jorge
foi uma agradavel descoberta o seu blog, porque estou metida em casa (coisa que não sei o que é à muitos anos)e para ir adiantando algum trabalho, perquisa a pesquisa acabei por vir aqui parar.
Simplesmente fantástico, o trabalho vai ficar para depois, porque o que aqui encontrei é muito mais interessante.
Ainda bem que estou doente.
Obrigada

Magui