19/10/2016

THE WIVES OF MANDALAY

A propósito de nomes de grupos:

Há pouco mais de um mês, estava eu a viajar na Birmânia com um grupo que era composto exclusivamente de mulheres. Nove, para ser mais exacto. Era a primeira vez que tal me acontecia - apesar de, em regra, haver mais mulheres que homens nos grupos que acompanho com a Nomad.

Mas nove!

Enfim: já não me lembro a propósito de quê, mas quando estávamos em Mandalay desafiei-as a virem comigo a um karaoke local. Combinei com uns amigos birmaneses e à hora combinada lá fomos, eu e oito das nove senhoras - e quando chegámos ao local os meus amigos ainda não tinham chegado, por isso tratei eu de reservar um quarto.

(Ao contrário do karaoke ocidental, que normalmente é feito em bares e restaurantes, o asiático requer alguma privacidade, por isso alugam-se quartos especialmente preparados para o efeito, onde se pode cantar à vontade com os amigos, beber umas cervejas e até jantar.)

Quando voltei da "recepção", as meninas do grupo tinham-se sentado num longo sofá, na sala de espera, e ao aproximar-me delas expliquei-lhes que tínhamos de esperar dez a quinze minutos, que os meus amigos haviam de chegar entretanto, isto-e-aquilo...

...e numas cadeiras mesmo ao nosso lado estava um grupo de meia dúzia de rapazes com dezoito-dezanove anos, fascinados por verem este homem a falar com oito mulheres - e elas muito atentas a ouvir. Curiosos, não paravam de olhar e comentar entre eles. Até que eu me virei na sua direcção e, piscando o olho, fiz um movimento com a mão que abrangiu as oito mulheres e disse, com o ar mais natural possível:

"My wives."

Os miúdos desataram-se a rir e lançar urras e vivas, e então acrescentei:

"One for each day of the week."

Espera lá: deixa-me explicar uma coisa, antes de prosseguir. Na cultura birmanesa, acredita-se que a semana é composta por oito dias: segunda, terça, quarta de manhã, quarta à tarde, quinta, sexta, sábado e domingo. Daí a piadinha com os dias da semana.

Continuando:

"One for each day of the week", e apontando para uma das senhoras disse "monday", depois para outra e disse "tuesday", na próxima "wednesday morning" e por aí fora. Os gajos entraram em extâse, a bater palmas e aos gritos, a rir e a rebolar no chão.

Eu continuei a falar com as minhas "wives", como se não fosse nada, e eis que de repente um dos miúdos vem ter comigo e abraça-me como se eu fosse o herói da vida dele. E depois perguntou-se se podia tirar uma selfie comigo.

Só rir.

Claro que o grupo ganhou, nesse exacto momento, um nome. Durante o resto da viagem e nas histórias que havemos de contar um dia quando formos velhinhos, este grupo passou a chamar-se "The Wives of Mandalay".

E porque não tenho fotos que ilustrem o momento em si, partilho hoje uma pequena selecção de retratos de família tirados ao longo da emocionante viagem que fizemos, em Setembro, na Birmânia:




2 comentários:

Clara Amorim disse...

Isso é que deve ter sido uma farra!!! 😉

Vento no Cabelo disse...

As tuas histórias são absolutamente deliciosas :-)