18/10/2016

OS EXCURSIONISTAS

Um nome. Um título. Uma alcunha.

Não acontece com todos os grupos com quem viajo. Não é mais uma "pancada" minha - que já tenho algumas e, aqui entre nós que mais ninguém ouve, dão-me uma suada trabalheira.

Mas, lá está; às vezes acontece.

Do primeiro grupo na Indochina (os "The Nine") ao mais recente na Birmânia ("Os Excursionistas"), às vezes acontece qualquer coisa, um episódio caricato, algum momento que marca a viagem e que de repente acaba por dar uma identidade ao grupo. Isso mesmo: um nome.

Neste caso mais recente, no grupo que terminou ontem a viagem à Birmânia, tudo começou em Yangon com um comentário de uma das viajantes, que em conversa com alguém disse qualquer coisa do género "esta é a segunda vez que viajo numa excursão".

Pára tudo!

Pára a rotação da Terra, se for preciso. Pára o Tempo e as Coisas Todas, os Sons e os Cheiros, Aquilo Que Já Foi e Aquilo Que Vai Ser.

Pára tudo: já.

Eu nem estava propriamente a acompanhar a conversa, confesso. A meia-distância, a pensar na vida ou no tempo que tínhamos para chegar sei-lá-onde... mas quando ouvi o eco daquela horrorosa expressão, um gélido arrepio atravessou-me a espinha como um relâmpago vindo de um qualquer lugar imaginário. Revirei os olhos, segurei-me à cadeira mais próxima, por instantes acreditei que ia dar-me qualquer-coisinha ;) e assim que recuperei energias, voltei-me a sorrir para a viajante em causa e, com cara de lili-caneças-frente-a-frente-a-uma-barata-toda-lambuzada-a-rastejar-para-fora-de-uma-prateada-travessa-de-tostas-com-caviar, disse-lhe:

"Excursão?!"

Ao que todo o grupo se voltou, profundamente escandalizado, para ela:

"Ex-cur-são?!"

Coitada. Se tivesse um buraco no chão para enfiar a cabeça, tenho a certeza que ter-se-ia transformado numa bonita avestruz.

"Isso quer dizer que somos Excursionistas, é isso?", rematei.

Gargalhada geral: já não havia volta a dar. Alguns ainda protestaram, e nos dias seguintes houve quem sugerisse outros títulos e apelidos. Mas não havia volta a dar. Quando pega, pega.

E este: pegou.

Do choque inicial ao profundo carinho já nos últimos dias, o grupo adoptou o título "Os Excursionistas" - e posso garantir que no futuro, sempre que cada um recordar alguma das muitas aventuras vividas nestas duas intensas semanas, as saudades vão ter este nome.

Os Excursionistas dentro de um dos maiores sinos do Mundo.

A Rocha é Dourada, mas a fotografia é a Preto e Branco.

Os Excursionistas com a barriga cheia, depois do almoço em casa do Kyaw Kyaw.

Os Excursionistas em modo "Verano Azul".

Os Excursionistas a caminho da Concentração de Faro.
Os Escursionistas em Duas Rodas.

A primeira foto de grupo, em frente ao Karaweik de Yangon...

...e a última, já no caminho de regresso a Mandalay.

Vestidos a rigor para o "jantar de gala" em Nyaung Shwe.

Os Excursionistas ficaram fãs do "escritório" da Nomad no Lago Inle.

1 comentário:

Clara Amorim disse...

O que é mais importante é mesmo a sensibilidade do olhar!!!
Grande selecção, Jorge!