10/03/2016

MRAUK OO EM 30 CLICKS

Já descrevi aqui as peripécias no autocarro, já partilhei a minha conversa com as mulheres chin e a viagem de barco no rio Lemro, até já partilhei um ou outro click no facebook e no instagram... mas falta falar da principal razão que fez viajar até este cantinho remoto do Myanmar, já muito perto da fronteira com o Bangladesh.

Mrauk Oo.

Conta a lenda que vivia aqui uma macaca que casou com um pavão, os dois tiveram um filho (um homem nascido de um ovo!) e ele cresceu e transformou-se num poderoso príncipe, que mandou construir uma cidade junto à selva... e deu-lhe o nome de "Ovo da Macaca", ou seja, Mrauk Oo.

Hoje em dia Mrauk Oo é uma vila pacata no estado Rakhine, no oeste do Myanmar, um lugar onde as mulheres carregam diariamente vasilhas de água em cima da cabeça, as vacas pastam calmamente pelos campos... e há casinhas de madeira e bambu espalhadas à volta de pequenos rios... e uma colecção de ruínas capaz de fazer inveja a muitos "patrimónios da humanidade" que por aí andam.

Mrauk Oo foi a capital de um dos últimos reinos Arakaneses durante mais de trezentos anos, entre os sécs. XV e XVIII. Chegou a ter uma população de quase duzentas mil pessoas e deve muito do seu sucesso à proximidade com a Baía de Bengala, que permitiu que se tornasse um importante entreposto comercial entre vários reinos birmaneses com os indianos, persas, árabes, holandeses e - quem mais? - portugueses.

Mas histórias e História à parte, deixem-me partilhar aqui alguns clicks que fiz durante os dias que aqui passei, montado numa bicicleta alugada, "armado" com uma máquina fotográfica emprestada... que dias bons!

Ficam 30 clicks que, espero, convençam um ou outro viajante a fazer a este desvio. Vale a epopeia da ida-e-volta, isso garanto.




























Mrauk Oo não faz parte do roteiro da viagem à Birmânia que organizo com a Nomad... mas quem sabe, um dia.

3 comentários:

Clara Amorim disse...

Que bonito!!! 😊

tomleow disse...

beautiful photo, beautiful Mrauk Oo !

might be visit here one day !

andreia disse...

estou convencida. E num regresso a Myanmar, este será certamente um ponto a visitar com toda a epopeia de ida-volta! Obrigada pela partilha :)