Numa destas noites, o meu amigo Hamza convidou-me e a mais alguns amigos (Habib, Said e Said Besa) para irmos passar a noite à sua "quinta", no meio do deserto, a 12km de Guelmim.
Recordo agora os momentos passados junto à fogueira: a guitarra a tocar baixinho, em primeiro plano um aceso debate sobre Civilizações, Tradições, o Islão e a Igreja Católica, ao fundo as estrelas e a Via Láctea, que só desapareceram quando o céu começou a clarear e finalmente nasceu o sol. Só então nos levantámos, só então fomos dormir.
Estas fotografias são praticamente as únicas que tirei durante a estadia na "quinta" do Hamza, porque a bateria entretanto acabou e já não consegui documentar momentos como a matança da galinha, na manhã seguinte; o passeio de motorizada a uma aldeia próxima, para comprar pão, água e tabaco; as constantes idas e vindas à quinta do vizinho Mohammed, para roubar água, coentros, salsa, rabanetes e outros legumes da horta dele; e o regresso para Guelmim, a pé!, por caminhos e campos secos, que durou quase-quase quatro horas.
Sem comentários:
Enviar um comentário