09/01/2005

Corrupcao

A India eh provavelmente o pais mais corrupto em que ja estive. A coisa esta de tal maneira instalada que eh encarada por toda a gente como parte do sistema, e nao acredito que haja quem seja "puro" na materia. Nas cartas de conducao, por exemplo: nao conheco ninguem que tenha feito o exame - todos pagaram para ter a carta sem se chatearem (o que explica, em parte, a conducao na India). Nas praias de Goa, os vendedores pagam 100 rupias por semana (as segundas feiras, ate tem data marcada) ao policia de plantao. Se mandarmos para o ar um numero tao "por baixo" como 100 vendedores so em Baga (acreditem, sao muito mais), eh so fazer as contas, como diria o outro. Sao pelo menos dez mil rupias por semana, so para os policias de Baga, num pais onde o salario medio ronda as tres mil e quinhentas. Sao so dois exemplos, mas aqui a corrupcao esta em todo o lado, ate para garantir um bilhete de comboio... acrescenta-se uma notazinha e esta feita a coisa - mesmo que o mesmo esteja "esgotado", arranja-se sempre um lugar que sobrou por acaso. Enfim... quem sou eu para mudar o sistema de um pais que nem eh o meu? Alem disso, esta fotografia nem sequer demonstra o tipo de corrupcao que eu estava a criticar, mas outra.
.
Quem eh que esta senhora pensa que eh para vir mostrar os seus atributos ah juventude indiana? Sera que nao se ve ao espelho ha alguns anos? Oh pra ela em amena cavaqueira com os (antes) inocentes rapazinhos. Estive muito tentado a aproximar-me da depravada e dar-lhe um caldo: oh minha sehora, tenha la juizo!

2 comentários:

Flip disse...

Jorge,
Durante este natal não deixei de ouvir os continuos relatos de ofertas de natal que pessoas recebiam no emprego de fornecedores e clientes. Os ditos presentes chegavam a ser leitores de DVD´s, fatos de neve, etc.
De longe esta situação ter a dimensão de que falas, mas até que ponto não deixa de ser..um presente...ou suborno politicamente correcto?
Entretanto aproveito para deixar um beso de parabéns à Joana Vassalo (irmã).
Hasta
Filipe C.A.

Anónimo disse...

Mas o que é isto??? Agora deixas de escrever assim sem mais nem menos?!?!? Já não há respeito...