08/01/2014

NA AVENIDA RATCHDAMNOEN

É ao longo da Avenida Ratchadamnoen, que tem no centro o Monumento da Democracia, que se concentram os manifestantes tailandeses - desde que, em Novembro, o Governo tentou aprovar uma amnistia que abria a porta ao regresso de Taksin ao poder.

Com o shutdown marcado para a próxima segunda-feira, e as manifestações "de aquecimento" a acontecer noutras zonas da cidade, o "quartel-geral" dos Amarelos tem estado especialmente calmo, esta semana.

Ontem fui dar uma volta a este verdadeiro acampamento. Falei com algumas pessoas, fiz fotografias e tirei algumas conclusões ;)

A maior parte das pessoas que aqui está, pelo menos durante o dia, são reformados, desempregados e voluntários. Pessoas que vieram de fora da cidade e que juntam o útil (protestar contra este governo e a corrupção do sistema político em geral) ao agradável (fugir à rotina, passar algum tempo na capital). Ouvi um casal dizer, por exemplo, que esta era uma espécie de segunda lua-de-mel para eles.

Há tendas ao longo de toda a avenida, há refeitórios e muitas bancas de comida, farmácia e hospital de campanha - e até há massagens!

Quem não está a vender numa banca, dorme uma sesta, come qualquer coisa, conversa com os novos amigos, joga xadrez, vê os discursos de Suthep no ecrã gigante, debate a situação do país. O ambiente é muito familiar, até vi bebés a ser amamentados e crianças a brincar "à apanhada".

A maior parte da população activa só vem aqui ter ao fim da tarde, ouve os discursos nocturnos de Suthep - e durante o dia só se junta quando há manif. Como aquela que atravessou uma conhecida ponte, ontem, e que serviu de "aquecimento" para a próxima segunda-feira.

Ficam alguns "instantes" desta volta de ontem.









Às vezes tinha a sensação de estar no recinto de um festival, a ressacar os concertos da noite anterior :)








2 comentários:

Clara Amorim disse...

Mas que sorte tua (e nossa!!!) estares aí no meio do acontecimento...!

andreia disse...

chego aí segunda feira mesmo no acontecimento. Tal como das outras vezes em que houve alguma agitação (estive aí em 2008 aquado da ocupação do aeroporto e em 2006 aquando do "golpe de estado"), tudo continua tranquilo para "turistas", certo? :)