09/01/2014

MARAVILHA #06: SANTA SOFIA

Também foi finalista derrotado na votação das Sete Maravilhas. Santa Sofia está para o Império Bizantino como o Coliseu está para o Império Romano - comparando um bocadinho a bruto, porque um mereceu o título, o outro não. Mas nem todos podiam ser uma das Sete... e Santa Sofia ficou pelo caminho.

Claro que há pessoas que garantem que ficou em oitavo lugar, chamam-lhe a Oitava Maravilha. Mas o mesmo acontece em Angkor, na Ilha da Páscoa e quase de certeza em mais uma mão cheia de outros lugares. Não interessa, sinceramente. Ou é ou não é. E como já disse antes, noutro post de hoje: vale o que vale.

Santa Sofia foi igreja durante mil anos. A maior do Mundo. Depois convertida em mesquita - mais cinco séculos, imagine-se. Em 2013 completaram-se noventa anos desde a fundação da Turquia moderna, a la Ataturk, e foi pouco depois desses eventos que o gigantesco monumento foi transformado num Museu.

E ainda bem.

Hoje podem-se ver vestígios das duas religiões. O edifício em si é absolutamente esmagador. Que dimensões. Que detalhe nos pequenos pormenores.

A seguir a mesma lógica que em Angkor, poderia ter incluído no "lote" desta maravilha a Mesquita Azul, o Palácio Topkapi, a Cisterna e o Hipódromo. O conjunto arqueológico de Sultanahmet tem um valor incalculável - e tenho o prazer de o visitar todos os anos, quando viajo na Turquia com um grupo da Nomad.

Fica um "cheirinho" de Santa Sofia, então.








Sem comentários: