Como se não bastassem as emoções fortes do fim-de-semana (algumas nem tive ainda oportunidade de partilhar aqui, mas enfim...), ontem investimos num pequeno projecto que nos andava a "atormentar" - tanto a mim como ao Inácio e ao Luís.
Queríamos muito falar com uma hijra.
E o que é uma hijra?
Hijra é o termo usado na Índia e países à volta para referir indivíduos transexuais e intersexuais - no Ocidente usamos expressões como hermafroditas e eunucos, por exemplo.
As hijras vivem em comunidade e protegem-se umas às outras. São temidas e ao mesmo tempo respeitadas pela sociedade, que acredita que foram amaldiçoadas - ou abençoadas, depende - e apesar de nestes países ser oficialmente reconhecido um terceiro género, a maior parte vive, de certa forma, segregada. Muitas prostituem-se, outras pedem dinheiro nos comboios e nos semáforos. Mas também são chamadas para abençoar recém-nascidos, ou recém-casados.
Já conversamos mais sobre as hijras.
Estou a organizar algumas notas tiradas ontem durante a conversa que tivemos com duas, enquanto se preparavam para ir "trabalhar". Fica um click. Até já!
2 comentários:
Pois bem... Ansiosa por saber mais! ;)
humanos põe humanos em jaulas e visitam o jardim zoológico, e a isto se chama turismo. estes posts não tem sentido crítico, humanitário, reflexão. Quero ver um Hijra!!! Vamos dizer que somos estudantes de arte só para podermos ir lá e vê-los e tirar-lhes fotos (como se fossem tigres)! Nomad Nunca.
Enviar um comentário