...a cerimónia de abertura dos Jogos Olimpicos de Pequim começou no dia 8/8/8 às 8 horas da noite, oito minutos e oito segundos.
E este não é o único exemplo em que o número 8 foi usado por empresas, eventos e marcas por ser auspicioso. Ou porque "cai bem" com o público chinês.
As Torres Gémeas da Malásia, cuja arquitectura é quase toda de inspiração muçulmana, têm 88 andares cada.
Em 2003, um número de telefone em que todos os dígitos eram 8 foi vendido à Sichuan Airlines por duzentos e cinquenta mil euros. E esta não é a única companhia aérea a "aproveitar-se" do 8. O código do vôo da Air Canada entre Xangai e Toronto é o AC88. Mas se voarmos na KLM entre Hong Kong e Amesterdão, o vôo é o KL888. Se formos para Pequim pela Etihad Airways, voamos no EY888. Na United Airlines entre San Francisco e Pequim: UA888. Na British Airways, entre Londres e Chengdu: BA88. Na Cathay Pacific, entre HK e New York: CX888. Os voos da Singapore Airlines e da Sri Lanka Airlines para a China começam todos por 8.
A minivan da General Motors é vendida na China com o nome Buick GL8 - mas nos outros países tem outro nome.
Na China, quando se quer usar o "efeito psicológico" num preço não se usam números acabados em 9, como no Ocidente. Em vez disso, os preços acabam em 8, pois além de mais barato é auspicioso. É comum ver produtos nas lojas que custam 58, 88, 168 yuans...
Já o número 4, como falámos antes, é evitado. A Nokia não tem séries começadas em 4. A máquina fotográfica Powershot G, da Canon, passou da G3 para a G5. A transportadora rodoviária de Singapura "censura" todas as matrículas que tenham um 4.
O poder nos números, hem?
Ou, melhor: o poder da superstição.
1 comentário:
Não deixa de ser muito interessante...!
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