10/07/2014

E POR FALAR EM NÚMEROS

Quem acompanha as minhas voltas há mais tempo sabe que gosto de números. Sendo assim, quando chego a um lugar como Hong Kong e começo a dar-de-caras, todos os dias, com exemplos vivos de números que têm influência no quotidiano das pessoas - adoro.

Como sou curioso, basta ver este-e-aquele para ir à net investigar... e descobrir logo mais não-sei-quantas histórias.

Este post é dedicado a números - e ao significado que têm na cultura chinesa.

O número 1 soa a "honra" e é por isso muito respeitado.

O número 2 é normalmente associado a sorte, na cultura chinesa. Diz-se que "as coisas boas vêm em pares" e é muito comum duplicar determinados números ou caracteres, para conseguir assim uma duplicação da sua força/sorte. Foneticamente, é muito parecido com a palavra "fácil".

O 3 tem um som muito parecido com "nascimento", "crescimento" ou "vida" e é por isso considerado um número de muita sorte. Além disso, são três os momentos mais marcantes da vida: nascimento, casamento e morte.

Elevador de um prédio que não tem os 4º, 14º e 24º andares.

Sobre o número 4 já conversámos no post anterior. É um número evitado por estar relacionado com a morte, e tem algumas combinações fatais. Mas também pode ter associações interessantes. Por exemplo: com o número cinco. Este tem um som muito parecido com "não" ou "nada", pelo que o 54 acaba por soar a "não-morte". Logo, a negação de uma coisa má... acaba por ser positiva.

Mas na maior parte das vezes, o número 5 está associado aos cinco elementos da filosofia chinesa (água, fogo, terra, madeira e metal); e também tem um som parecido com o pronome "eu". As gerações mais novas de alguns países asiáticos utilizam o 555 como uma espécie de LOL, pois soa a gargalhada.

O número 6 representa "riqueza" em cantonês e soa a "fuidez" em mandarim. É, por isso, um bom número para negócios. Mas também pode ter uma associação com "queda" ou "declínio", por isso é preciso ter cuidado com as combinações que se fazem com outros números.

Já o número 7, que também é um número de sorte no Ocidente, dá sorte a relacionamentos, pois simboliza "união" e "certeza". Em termos de fonética, também é muito parecido com "levantar" e com "essência da vida".

O número 8, que já foi mencionado no post anterior, é o mais auspicioso. Tem um som muito parecido com "prosperidade" e "riqueza" e é o mais procuradoe utilizado pelas pessoas. A ver se partilho aqui uma lista de exemplos que encontrei na internet... mas não agora, que tenho mais números aqui à espera ;)

O 9, por exemplo, tanto simboliza "harmonia" como "todo", ou mesmo "longa duração", ou "longa vida". É um número com muito sucesso em casamentos, pois claro. Mas é também um número que foi sempre associado, ao longo da História, às famílias imperiais e a variadíssimos rituais.

Há muitos mais números com significados e energias muito especiais, seja na China como noutros países asiáticos - e até de outras partes do globo. Há também combinações de números que, pelo som, acabam por ter variadíssimas conotações - positivas, negativas ou apenas caricatas. Podíamos ficar aqui o dia todo a explorar o assunto... mas para um post apenas, já temos aqui muito material.

Dou apenas um exemplo: o 168.

Este número é repetido vezes sem conta, normalmente em nomes de lojas, empresas ou então só para marcar presença em estabelecimentos comerciais. E porquê? Porque a pronunciação do número 1-6-8 acaba por soar a "prosperidade todo o caminho" ou "fazer dinheiro todo o caminho".

Assim seja!

E passa a outro e não ao mesmo, portanto.

;)

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Um sem número de histórias à volta dos números...!