Há muito-muito tempo, quando o mundo era a preto-e-branco e os CDs eram grandes e pretos, uns senhores de nariz grande e pele clara mandaram construir no Cambodja uma coisa chamada "chemins de fer".
Durante muitos anos, os comboios eram uma parte integrante da paisagem do país. Quando o regime de Pol Pot tomou as rédeas do país, utilizou carruagens para transportar pessoas e mercadorias para os campos, longe das cidades. Mas sem manutenção, as linhas ficaram muito mal tratadas e aos poucos foram sendo abandonadas.
Não tenho a certeza quando circulou o último comboio "a sério" no Cambodja - provavelmente há menos de dez anos, pois tenho amigos que ainda o utilizaram, e eu próprio estava convencido que ainda havia um muito lento "serviço" entre Battambang e Phnom Penh. Mas já não há. Os comboios entraram em extinção no Cambodja.
Ou quase.
Nos anos 90, algumas ideias aproveitaram os carris que uniam umas e outras para facilitar o transporte de produtos agrícolas, gado e pessoas. As estradas eram más, o acesso a transportes públicos muito fraco - e os velhos carris acabaram por ser aproveitados. Construiram uma espécie de jangadas, em bambu, e montaram-nos sobre antigos rodados. Nasceu o bamboo train.
À medida que o turismo crescia on Cambodja, o bamboo train ficou também mais famoso. Hoje em dia, apesar de ser ainda visitado por poucos, foi quase abandonado pelos locais - e tornou-se numa das principais atracções turísticas de Battambang.
Eu já queria vir aqui há algum tempo - e as notícias de uma possível reabilitação da linha, para uma futura ligação de Saigão à Tailândia, atravessando todo o Cambodja, ainda me incentivaram mais a vir. É que este comboio novo for mesmo feito, acaba-se o bamboo train. É aproveitar enquanto ainda há.
Confesso que, apesar de tudo - apesar do desvio significativo para experimentar isto -, não tinha grandes expectativas. Mas gostei. Demora apenas meia hora, ida e volta... mas é uma experiência original.
À chegada, havia já algumas "jangadas" prontas a sair. O meu driver explicou-me que até há pouco tempo não havia almofadas, e os turistas viajavam com os locais que iam de aldeia em aldeia. Como já não há quem use este serviço - ou serão poucos, pois as estradas são boas e as possibilidades de transporte muitas -, agora o bamboo train é mais confortável, foi "embelezado" para o estrangeiro... e é mais caro.
São dez dólares por carruagem, vão-quantos-forem.
Olha eu, pronto para sair:
Vamos lá então!
O senhor condutor aproveita para, com a sua catana, ir aparando a floresta à volta. Há que fazer a manutenção da linha :)
O motor que permite que nos movimentemos a velocidades loucas:
E quando se chega ao final da linha, ou quando nos cruzamos com "jangadas" a viajar na direcção oposta, há que retirar o comboio da linha para que os outros passem.
Genial:
2 comentários:
Este é um Senhor Comboio!!!
Olá!
Estou a considerar fazer este passeio de bamboo train, mas li noutros blogs que muitas pessoas têm uma experiência desagradável quando chegam ao fim da linha. Pedem que dês gorjeta ao condutor, que compres bebidas e t-shirts, etc. vários relatos mencionam que as pessoas são bastante insistentes. Como foi a tua experiência? É um exagero?
Obrigada!
Enviar um comentário