...em Hong Kong, na construção de grande parte dos prédios e arranha-céus, são utilizados andaimes de bambu.
Conhecidos por taap pang, os andaimes de bambu são utilizados há mais de mil anos na China, e continuam com muita "saída" por serem mais baratos que o alumínio e o metal, mais rápidos de montar e desmontar, mais flexíveis e - diz quem sabe - mais seguros. Além disso, não danificam as estruturas e, em caso de acidente, causam menos danos.
Numa cidade vertical como Hong Kong, eles lá sabem o que fazem. As estatísticas dizem que mais de cinco milhões de estacas de bambu são utilizadas anualmente na cidade, cada uma com seis a sete metros de comprimento. Há quase mil e oitocentos trabalhadores registados nesta profissão, e cerca de duzentas empresas de montagem de andaimes. Quanto a acidentes, dos vinte e quatro registados em 2012 na indústria da construção em Hong Kong, apenas três dizem respeito a quedas de pessoas em andaimes de bambu.
E esta, hem?
Eu só dei por esta curiosidade no final dos meus dias em HK, pelo que não consegui registar mais do que este prédio, mas andei a pesquisar na net acerca do tema e, além dos números interessantíssimos que já apresentei ;) descobri um artigo do Daily Mail ilustrado com fotografias muito boas, feitas pelo fotógrafo americano Peter Steinhauer, que vive desde os anos 90 na Ásia e documentou estas estruturas durante quatro anos.
Espreitem o link, o artigo em si não é nada de especial, mas as fotos são boas.
1 comentário:
Extraordinário, mesmo!!!
Enviar um comentário