01/03/2015

BOM DIA, HANÓI... OU NEM POR ISSO

"This is Vietnam. If you don't like it, go back to your home."

O que é que se responde a isto?

Eu tinha simplesmente chamado a atenção, meio a rir para não dar a ideia de confronto, para um sinal afixado na parede a dizer "no smoking". Estávamos no aeroporto, num restaurante junto às chegadas, e eu trazia um tabuleiro com um café e uma tosta. O meu objectivo era simples: tomar o pequeno-almoço, pacatamente na Paz do Senhor, enquanto esperava por cinco das pessoas que me vão acompanhar, a partir de hoje, em mais uma edição da Indochina.

E agora a cereja em cima do bolo: os quatro homens estavam fardados. Eram funcionários do aeroporto.

Devia ter tirado uma fotografia. Provavelmente devia ter ido reportar a alguém. Enfim: quem sabe tentar insistir ou chamar à razão... mas pareceu-me tão absurdo, no momento. Não acredito que tivesse alguma sorte. Mas tinha cinco pessoas a chegar, estava ainda meio-a-dormir, e meio-atordoado pela inesperada resposta. Que anormais.

Eu sei que não são todos assim, os Vietnamitas.

E energúmenos destes há por todo o Mundo.

Mas eu estou Aqui, Agora.

Acabei por me retirar. Disse-lhes qualquer coisa mas para ser sincero já nem sei bem o quê... e fui-me embora. Pouco depois chegaram os cinco viajantes da Nomad e eu segui com a nossa vida. Ainda voltei ao aeroporto mais duas vezes, hoje. Nos entretantos "mandei vir" num fórum online daqui de Hanói e até já me deram o telefone de um ministro, quem diria, porque "é inaceitável". Mas o mais provável é que não passe disto.

Enfim.

Bom dia, Vietname!

Bom dia, Hanói!

Já cá estão os dez aventureiros, hoje à noite vamos jantar fora e amanhã recomeça a aventura. E se tudo correr como suposto, os sorrisos dos próximos vinte dias vão sobrepôr-se a este momento menos feliz do Universo.

Enquanto isso: click!


1 comentário:

Clara Amorim disse...

Bem, valha-nos o click, que o resto é "incomentável"!