Esclarecido isto: vamos ao que interessa. Os primeiros hieroglifos que vi ao vivo. Provavelmente vou ter a oportunidade de ver melhor ao longo desta volta pelo Egipto - mas a primeira vez é sempre a primeira vez.
Ainda bem que fomos.
Primeiro: porque não havia quase ninguém lá. Nós dois, um casal de americanos e um grupinho de chinesas com um guia. Mais ninguém. Ou seja: apesar de termos sempre algum egípcio pronto a "ajudar" em troco de uma gorjeta, ou outro em cima de um burro a vender bebidas - a verdade é que tínhamos Saqqara praticamente só para nós.
E o que é Saqqara?
Muito resumidamente, Saqqara é a necrópolis da antiga capital egípcia, Memphis. Fica a trinta quilómetros do Cairo e ocupa uma área de 7 x 1,5km. Tem várias pirâmides, todas num estado muito degradado, e centenas de túmulos, tanto de reis como de nobres.
Djoser, a pirâmide mais famosa, é considerada o edifício de pedra mais antigo da História. Mas cada coisa a seu tempo. Este post trata de hieroglifos. E foi nestes túmulos de gente antiga que vi, pela primeira vez ao vivo, hieroglifos egípcios.
Como não tínhamos guia (em livro ou pessoa), a leitura que fiz dos hieroglifos advém da experiência que tenho com os baixos relevos de Angkor. Tratando-se de uma sepultura, parece-me que aqui estão retratadas várias pessoas que vêm fazer oferendas ao morto. Provavelmente, comida e objectos vários que o poderão acompanhar na próxima vida, ou seja lá para onde eles acreditavam que iam quando morriam.
A internet diz-me que tenho razão. :)
Mas chega de conversa, vamos aos bonecos:
1 comentário:
Estás a hieroglifar muito bem!!! ;)
Enviar um comentário