...hoje comemora-se na Índia o Diwali, conhecido pelo "Festival das Luzes".
Este festival tem a duração de cinco dias e celebra a consciência de uma luz interior, algo que ultrapassa o corpo físico e até a mente. Algo puro e eterno, a que chamam Atman - qualquer coisa como aquilo a que chamamos Alma - e que vence a Ignorância.
O Diwali celebra a vitória do Bem sobre o Mal.
O Diwali comemora-se na Índia, Nepal, Sri Lanka, Myanmar, Malásia, Singapura e até nas Ilhas Fiji, Maurícias, Trinidade e Tobago - entre outros. Normalmente tem a duração de cinco dias, cada um dedicado a um evento ou ritual, que varia de região para região.
Mas o que é comum a todas as celebrações do Diwali são as luzes. As velas e as luzinhas de árvore de Natal. Os foguetes e o fogo-de-artifício. Uma das lendas associadas a este festival diz que um demónio proibiu as pessoas de uma cidade de acenderem luzes. Mergulhados nas trevas, só encontraram salvação depois do demónio ser derrotado - e até hoje, o dia festeja-se com luz. Mas há mais. Há muitas lendas, mitologia, superstições. Ou não fosse isto ser na Índia.
Queria partilhar aqui uma história relacionada com o meu primeiro Diwali, há dez anos, em Jaipur - mas o computador hoje não está a colaborar. Não me liga ao wifi, não reconhece a pen nem o cartão de memória da maquina... espero não estar com algum vírus, ou outro problema.
Por isso vim a um cybercafe aqui na Bukit Bintang, no centro de Kuala Lumpur. Apesar da falta de acentos e de pouca paciência para um teclado que já pede reforma, não queria deixar passar a oportunidade de desejar a todos um Feliz Diwali.
1 comentário:
Feliz Diwali para ti também!!!
Quanto à internet... melhores dias virão, certamente! ;)
Enviar um comentário