07/07/2015

OS CARPINTEIROS DO RATHA-YATRA

Uma das coisas que me vai ficar "atravessada", agora que estou quase-quase a ir embora da Índia, será o facto de não ter sabido a tempo acerca do Festival Ratha-Yatra, em Puri. Celebra-se já na próxima semana... no dia em que chego a Portugal. Confesso que, se tivesse tido conhecimento em tempo útil, ficava mais uns dias por estas bandas.

O Ratha-Yatra é um festival hindu que está associado ao deus Jagannath (uma reencarnação de Krishna/Vishnu que é a mais importante do estado do Orissa), e que comemora a sua visita ao templo Gundicha, passando por casa de uma tia. Durante este festival, as estátuas de Lord Jagannath, o seu irmão Balabhadra e a irmã Subhadra são levadas numa procissão que dura nove dias, em gigantescas carruagens construídas especialmente para o efeito. O nome do festival, traduzido, significa isso mesmo: a viagem das carruagens.

Enfim: não será este ano que vou assistir ao festival... mas o Bunty desafiou-me a passar junto ao templo, de qualquer forma, para ver os preparativos. E que preparativos. Na rua principal estavam já montadas as estruturas das três carruagens de madeira - enormes! E mesmo ao lado estava montada uma oficina gigantesca, onde dezenas de carpinteiros esculpiam peças de madeira várias, que depois serão pintadas e aplicadas nas tais carruagens. São três meses de trabalho intenso - uma tarefa hercúlea em que os homens envolvidos são "patrocinados" pelo templo durante todo o ano, e basicamente só trabalham para isto. Durante os outros nove meses, ajudam na manutenção do templo, mas é na véspera do festival que realmente "dão o coiro".



Não resisti a tirar umas fotos. Seja pelo significado do momento, mas também porque era realmente "material para registar". Mas a estranheza com que às vezes me olhavam fez-me perguntar a mim próprio e ao Bunty, várias vezes, se "estes gajos têm a noção do colorido e do fotogénico que são".

Acho que não.

Ou seja: deixo ao vosso critério a reflexão sobre esta dúvida. Ficam umas fotos:

















Sem comentários: