Localizado na vila de Bodh Gaya, a pouco mais de 100km de Patna (capital do estado do Bihar), o complexo de templos de Mahabodhi é há mais de dois milénios o lugar mais sagrado para os peregrinos budistas de todo o mundo, e por muitos considerado o berço do Budismo.
Foi aqui que o príncipe Siddhartha Gautama atingiu a Iluminação, em 531 AC, quando tinha trinta e cinco anos.
O templo original foi construído pelo imperador Ashoka, no ano 260 AC; e o complexo que hoje se pode visitar data dos séculos V e VI - e é reconhecido pela UNESCO, devido à sua importância histórica, arquitectónica e religiosa, desde 2002.
Visitado por peregrinos budistas de todo o Mundo, é um lugar com uma energia muito especial. Lembro-me que quando cá vim, passei horas a passear à volta do templo, sem tirar qualquer fotografia, sem meter conversa com ninguém, sem visitar os lugares mais importantes... apenas a passear, quem sabe se a meditar, num misto arrebatador de emoções. Só ao fim de algum tempo é que tive coragem de pegar na máquina e fazer algumas fotografias, responder aos sorrisos e "traduzir" o lugar à minha volta. Impressionante.
No complexo de Mahabodhi pode visitar-se o templo principal (que tem 50m de altura), o Vajrasana (trono construído por Ashoka para marcar o lugar onde o Buda se sentou a meditar, antes da Iluminação), a Bodhi Tree (a figueira-da-
índia sob a qual o Buda passou a Primeira Semana a meditar, até que atingiu a Iluminação) e uma série de outros lugares de enorme importância religiosa/histórica, por estarem relacionados com estas Sete Semanas da vida de Buda.
1 comentário:
Isto é tudo tão majestoso...!
Enviar um comentário